Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de setembro de 2013

Escola combate violência ao contratar docentes de artes

do EcoDesenvolvimento

Uma escola no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, decidiu inovar para controlar o aumento da violência dentro das suas salas de aula: em vez de contratar seguranças, os diretores optaram por investir em professores de artes.

Leia mais
Arte inspira três experiências de inclusão
Jovens fotógrafos retratam periferia de Belo Horizonte

A escola Orchard Gardens foi considerada uma das cinco piores de Massachussets – os diretores, inclusive, chegaram a proibir que os alunos levassem mochilas, por medo deles entrarem na escola com armas escondidas.

A instituição aderiu ao programa Turnaround Schools em 2010, uma iniciativa do governo federal americano para recuperar escolas em dificuldade. Na nova fase, o professor Andrew Bott foi contratado para dirigir a escola e, logo que assumiu a função, tomou uma decisão corajosa: demitir grande parte dos funcionários de segurança e, com o dinheiro que sobrou, contratar professores de artes.

Segundo o novo diretor, o maior contato com as artes deixou os alunos mais motivados. Na escola, as paredes dos corredores viraram muros de exposição, os entulhos acumulados por anos a fio no estúdio foram retirados e deram espaço à aulas de dança e a orquestra voltou a tocar.

Em dois anos, a Orchard Gardens saiu do ranking das piores escolas públicas do estado para aparecer entre as melhores. A violência voltou a diminuir e o sucesso da nova gestão trouxe reconhecimento para a escola – um grupo de estudantes se apresentou na Casa Branca para o presidente Barack Obama (confira o vídeo abaixo, em inglês).

Leia a notícia na íntegra aqui.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=BbeO-M-B0MY[/youtube]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×