Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 22 de outubro de 2013

Coletivo incentiva ação e mostra que cidade se faz ao caminhar

por

Tudo começou na cidade de Raleigh, no estado da Carolina do Norte, nos EUA. Numa madrugada de janeiro de 2012, um grupo de pessoas resolveu espalhar placas por toda cidade indicando rotas, caminhos, tempo de caminhada e lugares para se ver pelo espaço urbano. A metodologia foi chamada de “guerrilla wayfinding” (descobrir caminhos usando táticas de guerrilha, em tradução livre). A ideia era incentivar que os demais cidadãos se conscientizassem da cidade e passassem a ocupá-la caminhando.

Leia mais
“Para muitos é impossível pensar que a cidade pode ser educadora”
Ônibus escolar caminhante muda paisagem da cidade

A ideia logo virou um projeto que, apoiado pela plataforma de financiamento colaborativo Kickstarter, se espalhou pelos EUA e pelo mundo. A Walk [Your City] (Ande [Sua Cidade]) disponibiliza um Construtor de Placas que, de forma fácil e intuitiva, permite que as pessoas criem sinais para serem distribuídos pela cidade. Em Raleigh, a instalação das placas virou política pública permanente. Segundo a página de Facebook do grupo, atualmente já são mais de 400 usuários, que criaram 1275 cartazes, em 35 países, nos 6 continentes.

Caminhar é preciso

A motivação surgiu de um estudo que revelava que nos EUA, na década de 60, cerca de uma em cada quatro pessoas fazia uma caminhada de mais de 10 minutos por dia. Hoje, apenas uma em cada dez realiza o mesmo trajeto.

A partir disso, o projeto se alicerça em três conceitos: inovação cívica, que promove a solução de problemas da sociedade a partir do diagnóstico cidadão; saúde social, que acredita que mais pés nas ruas, mais aceno de cabeça, significa mais senso de comunidade e segurança para todos; e por último, na sustentabilidade econômica, pois pessoas que caminham tendem a fazer mais compras em estabelecimentos locais.

Para ser posta em prática, a plataforma do Walk [Your City] visa engajar três segmentos em potencial: os cidadãos, que podem se apropriar de seu espaço e melhorar sua cidade; as comunidades – escolares, ONGs e associações de bairro -; e as prefeituras e governos, que podem contratar os serviços como uma forma rápida de melhorar a vida pedestre na cidade.

Além das placas, os fundadores do projeto realizaram uma série de intervenções, estudos e projetos para construir uma cidade mais amigável, transitável e pedestre. Confira aqui o site do Walk [Your City] e saiba mais.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×