Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de dezembro de 2013

Moda Livre indica como as empresas combatem o trabalho escravo

Com a chegada do final de ano milhões de brasileiros saem às compras em busca de presentes para os familiares e amigos queridos. Tendo isso em mente, a Repórter Brasil lançou o aplicativo Moda Livre, disponível de graça para os sistemas operacionais Android e iOS.

O usuário pode baixar o programa, lançado como parte das comemorações do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e conferir, a partir da apuração da equipe de jornalismo da Repórter Brasil, como as principais marcas e lojas de roupas do país tratam a questão do trabalho escravo.

Nos últimos anos diversas grandes marcas foram flagradas com confecções clandestinas, com trabalhadores e trabalhadoras em situação análoga à escravidão.

Para evitar que os consumidores comprem essa furada, o aplicativo usa dados do Ministério do Trabalho Emprego deste ano, totalizando 22 marcas. Ao longo do tempo, ele será atualizado e incrementado.

As companhias encontradas no Moda Livre foram chamadas a responder um questionário baseado em quatro indicadores: compromissos para combater o trabalho na cadeia de fornecimento, medidas adotadas pela empresa com sua cadeia de fornecimento, transparência nas ações para comunicar seus clientes e histórico do envolvimento com esta modalidade de trabalho degradante.

A partir dos critérios, elaborou-se um índice de três cores (verde, amarelo e vermelho) que indica o posicionamento da corporação.

Baixe o aplicativo por aqui na Apple Store ou aqui no Google Play.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×