Transformar a cidade

ONU: relatório aponta avanços e lacunas nos projetos de integração urbana

da ONU

Lançado na semana passada, o relatório global do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) avalia avanços, lacunas e desafios após 20 anos de realização da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e, inclusive, elogia as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Brasil para ampliar a interação entre os governos locais e as comunidades.

Porém, o relatório também cita que melhorias estruturais – realizadas por programas como o Favela Bairro, no Rio de Janeiro (RJ), que tem o objetivo de integrar social e fisicamente todos os bairros de baixa renda no tecido urbano formal da cidade até 2020 – não reduzem o crime por conta própria, além de possibilitarem o aumento de corrupção e levarem à gentrificação (quando o custo de vida fica tão alto que o morador é obrigado a se mudar do local).

O relatório lembra do Estatuto da Cidade, estabelecido em 2001, como exemplo de avanço na democratização da governança e do planejamento urbano. O documento prioriza as funções sociais do espaço urbano ao invés das comerciais e institucionaliza a gestão participativa e democrática nas cidades.

Leia a notícia na íntegra aqui.