Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 7 de maio de 2014

Poluição afeta 90% das pessoas que vivem nas cidades, aponta OMS

por

Da EBC

Relatório divulgado hoje (7/5), em Genebra, revela que quase nove em cada dez habitantes das cidades do mundo estão sujeitos a níveis de poluição acima do aceitável segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fit Cities: Projetos urbanos ajudam a definir a saúde de seus habitantes

Ao todo, a pesquisa avaliou 1.600 cidades de 91 países. O estudo aponta que cerca de metade da população urbana está exposta a níveis de contaminação do ar 2,5 vezes mais altos do que o recomendado, colocando em risco a saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos.

Causas

A OMS atribui a deterioração da qualidade do ar à dependência dos combustíveis fósseis, como as centrais elétricas movidas a carvão, ao uso de veículos particulares motorizados, à ineficiência energética dos edifícios e ao uso de biomassa na cozinha e no aquecimento.

O relatório aponta que, nos locais onde houve melhora na qualidade do ar, foram adotadas medidas como a proibição do uso de carvão para o aquecimento de edifícios, a utilização de combustíveis renováveis ou limpos para a produção de energia e a melhoria da eficiência dos motores dos veículos.

“Muitos centros urbanos estão hoje tão envolvidos em ar poluído que os seus horizontes são invisíveis, disse a diretora-geral adjunta da OMS para a Saúde da Família, Criança e Mulher, Flavia Bustreo.

Em abril, a OMS informou que a poluição do ar foi responsável pela morte de 3,7 milhões de pessoas com menos de 60 anos em 2012.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×