Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de junho de 2014

Série “RUA!” será exibida em espaços públicos de São Paulo

por

A série RUA!, composta por 13 minidocumentários que retratam diversas modalidades de intervenção urbana na cidade de São Paulo, foi lançada na última segunda-feira (2/6) na Cinemateca Brasileira.

Os episódios, dirigidos pela cineasta Tata Amaral e realizados por meio da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade (pasta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania), mostram como cidadãos têm se preocupado em ocupar o espaço público com intervenções artísticas e inovadoras, como o Carro Verde, que transforma veículos abandonados em praças, e o Ateliê Azu, que espalha cerâmica artesanal pelas ruas de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo.

Para a rua

“São coletivos que trabalham ativa e criativamente para transformar a cidade. Essa presença enorme, importante e significativa de grupos, ativistas e artistas que trabalham com a rua, pela rua e para a rua é inédita”, observa a diretora Tata Amaral. “Não conheço nenhuma outra cidade onde existem tantas iniciativas nesse sentido.”

Cineasta Tata Amaral no lançamento da série. | Crédito: Divulgação/SMDHC

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotile, a intenção da série é fazer com que a expressão das ruas seja sentida pelos governos e transformada em políticas públicas. “Nós precisamos ocupar São Paulo. As expressões culturais acontecem na rua, as grandes mobilizações e reivindicações também. O exercício da cidadania está na rua, os problemas estão na rua – precisamos botar o povo na rua para que possamos ressignificar essa cidade e transformar os espaços públicos para o exercício da cidadania”, afirmou.

Tata Amaral acredita que, para além dos 13 filmes já feitos, existem muitas outras possibilidades de novos documentários. “Os exemplos são incríveis. Espero que cada uma dessas experiências de transformação extremamente positivas possa atingir o maior número de pessoas e propagar essas iniciativas que todos queremos por uma cidade melhor”, pontua.

Exibição pública

A série RUA! será projetada em quatro espaços públicos da capital paulista nos próximos dias.

Na sexta-feira (6/6), a série terá exibição a partir das 19h na fachada da Casa de Cultura Palhaço Carequinha, no Grajaú (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 232). No mesmo dia, às 21h30, a projeção será feita no Largo da Batata, em Pinheiros.

No sábado (7/6), começa às 19h a exibição na Praça Dona Neusa, na Vila Santa Inês, em Ermelino Matarazzo. A partir das 22h, a série é projetada na Praça Roosevelt (no Buraco da Minhoca, túnel entre o Minhocão e a rua Augusta).

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×