Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 27 de junho de 2014

Pedala Manaus inclui ciclistas na rotina urbana da capital amazonense

por

Os últimos quatro anos foram transformadores para os ciclistas de Manaus. De forma inesperada, o que era apenas uma reunião informal de amigos que gostavam de pedalar à noite nas ruas, acabou ganhando centenas de adeptos, revelando um movimento por mobilidade urbana inédito na cidade.

“Manaus é uma cidade que se desenvolveu muito economicamente nos últimos anos, e os carros dominaram a cidade, deixando a bicicleta totalmente marginalizada. Antes não era possível se mover por bicicleta, os pedestres se sentiam mais seguros andando nas ruas do que nas calçadas e as bikes eram completamente discriminadas”, relata a professora universitária Lanny Uchôa, uma das integrantes do coletivo.

O cenário nada favorável aos ciclistas assemelha-se com a realidade de outras capitais do país. Sem espaço, é comum ver os habitantes que optam pela bicicleta como meio de transporte se organizarem para que sejam reconhecidos como personagens do trânsito.

“Com essa ideia, o grupo foi crescendo, o uso do Facebook para marcar encontros foi fundamental. Isso gerou o Pedala Manaus, um movimento que realiza voluntariamente ações em prol da mobilidade por bicicleta”, explica Lanny. Entre as atividades que desenvolvem, destaca-se a formação de 40 novos ciclistas por semana, além de um trabalho de educação para o trânsito realizado em parceria com a prefeitura para capacitar professores do ensino fundamental na modalidade.

Segundo Lanny, as formações ajudam a população a perceber que a bike é um modal de transporte urbano muito eficiente em Manaus, “mesmo sendo uma cidade muito quente e com poucas árvores”. O estudante de administração Mayk Silva Ferreira é um exemplo disso: convidado por Lanny para colaborar com um estudo do Pedala Manaus, passou a se interessar pelo tema, participar dos passeios e, desde agosto de 2013, usa uma magrela para se deslocar no dia a dia.

Em 2014, o Pedala Manaus – representado por Lanny e Mayk através do Centro Universitário do Norte (UniNorte) – foi um dos finalistas do Prêmio Here For Good, promovido pela Laureate International Universities. A iniciativa reconhece e apoia projetos universitários que contribuam para melhoria econômica e social do entorno das instituições de ensino.

“Me dedico ao Pedala Manaus, porque acredito que pedalar ajuda a resgatar o sentimento cidadão, o respeito ao próximo. Eu mudei minha relação com as pessoas na rua, a forma como vejo a cidade. Fiquei até menos tímido”, brinca Ferreira.

Futuro sobre duas rodas

Além de transformar a cultura e o imaginário das pessoas acerca do transporte urbano, o Pedala Manaus colabora e pressiona o poder público a incluir as bicicletas e os ciclistas nas políticas públicas que envolvem a cidade. A Ponte do Rio Negro, que liga a capital do estado a Iranduba, hoje pode ser percorrida sobre duas rodas graças à mobilização gerada pelo coletivo.

No momento, a população aguarda a inauguração de uma ciclovia que contou com apoio do Pedala Manaus para que ser viabilizada. Ao longo de quatro anos, a iniciativa privada também foi sensibilizada e hoje há diversos locais com biciletários. “A população ignorava esse personagem importante da mobilidade. Agora ele está nas ruas, se sentindo seguro, consciente de sua participação e exigindo seu espaço”, conclui Lanny.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×