Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de julho de 2014

No Rio de Janeiro, projeto busca estudantes interessados em leitura

por

Com a proposta de formar novos leitores e escritores conscientes do mundo que os cerca e abertos para o convívio com diferentes culturas, o Projeto Turista Aprendiz busca estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro para participar das oficinas de formação.

As inscrições vão até o dia 25 de julho e as atividades acontecem no segundo semestre, na Biblioteca Parque do Complexo do Alemão, com duração de quatro meses. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente pelo site.

O projeto, inspirado na obra de Mário de Andrade (O Turista Aprendiz, 1927), integra o Programa Favela Criativa, que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural.

Seleção

Os pré-selecionados devem escrever um texto e participar de uma entrevista com coordenadores e professores da Oficina. Serão escolhidos 25 alunos para cada turma. As oficinas começam em agosto e seguem até o fim do ano no primeiro módulo, com aulas duas vezes por semana.

O segundo módulo, que contempla cinco alunos de cada oficina (incluindo as que foram realizadas no primeiro semestre, na Rocinha e em Manguinhos, e a que também ocorrerá a partir de agosto na Biblioteca Parque Estadual), vai até o fim de fevereiro e inclui viagem pelo Brasil e publicação de livro com textos dos alunos sobre a experiência.

Além de aulas gratuitas, os gastos com transporte, hospedagem e alimentação durante os deslocamentos são custeados pela iniciativa.Cada aluno recebe também tablet, caderno e colchonete para uso durante o curso, que serão doados após a conclusão do Turista Aprendiz.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×