Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de julho de 2014

Plataforma Cidade Democrática mapeia engajamento dos brasileiros em iniciativas civis

por

A plataforma de colaboração Cidade Democrática está produzindo um mapeamento da participação social no Brasil. Este “ecossistema”, como é chamado pelos organizadores, pretende reunir brasileiras e brasileiros que estão envolvidos em iniciativas civis espalhadas pelo país.

“Desde que lançamos a plataforma, percebemos que havia muitas outras iniciativas com ideias parecidas – por vezes complementares, com olhares diferentes, sendo feitas por outros atores. Temos muita vontade de conhecer melhor quem faz elas”, afirma Rodrigo Bandeira, integrante do Cidade Democrática. “Isso nos ajuda a entender qual o papel que desempenharemos nesse arranjo complexo de iniciativas da sociedade civil.”

O mapeamento, que ficará no ar até o início de agosto, pede para os cidadãos se identificarem e dizerem de quais organizações civis fazem parte. Depois, será divulgado um resultado com a análise dos resultados. “A partir dele, os integrantes poderão se perceber coletivamente e entender qual a sua implicação nesse processo”, explica Bandeira.

Redes

Ele ressalta a importância da internet nesse processo de auto-conhecimento. Segundo ele, a rede permite que mais vozes sejam ouvidas e analisadas de diferentes formas. “O mapeamento vem para solucionar a questão de não estarem atuando em conjunto”, esclarece.

“Muita gente espera que o governo organize o setor social. Mas o que queremos é que o setor social se organize sem a presença do governo”, conclui Bandeira.

Clique aqui para acessar e preencher o Ecossistema Brasileiro de Participação Social.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×