Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de julho de 2014

Manual apresenta passo a passo do mapeamento coletivo

por

Em algum lugar da vida escolar, um professor de geografia vira o mapa múndi de cabeça para baixo. Os estudantes se dão conta de que o que conhecemos por cima, baixo, norte, sul, leste e oeste não passa de uma convenção, de um acordo feito por quem desenhou o mapa. Assim, passam a entender os jogos de poder que estão envolvidos na cartografia.

Para despertar os potenciais de configuração do território, o coletivo argentino “Iconoclasistas” lançou o “Manual do Mapeamento Coletivo”, resultado de um processo colaborativo de cinco anos realizando mapas coletivos. Ao fim de cada oficina, um texto. Ao fim do processo, a coletânea de resultados.

O livro, disponibilizado online em Creative Commons, ou seja, de livre reprodução, traz ilustrações, teoria, geografia, conceitos de história e urbanismo, exemplos práticos e uma série de substratos para realização de processos coletivos de mapeamento. A ideia é que ao realizar o processo, os participantes subvertam o conceito de mapa e se apropriem de seus territórios, construindo redes locais.

A ferramenta é especialmente útil para professores, oficineiros, educadores, escolas, associações comunitárias e movimentos sociais, ao ajudar a estabelecer e emergir potenciais locais desorganizados.

Clique aqui para conferir em espanhol o “Manual de Mapeo Colectivo”.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×