Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de agosto de 2014

Sede: as águas de Piracicaba e a seca da Cantareira

por

Enquanto enfrenta a pior estiagem de sua história Piracicaba recebeu entre os dias 4 e 5 de julho, o evento Arq.Futuro – A Cidade e a Água, que reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir as intersecções entre gestão hídrica, bens públicos, empresas privadas e urbanismo.

O evento ocorreu no recém-reformado teatro Erotides de Campos, construído dentro de grandes galpões antigos do Engenho Central, em uma zona arborizada próxima à margem do caudaloso Rio Piracicaba, que divide diagonalmente a cidade. O rio é fonte de orgulho local por ter sido parcialmente despoluído, servir de mote para canções e abastecer os reservatórios do Sistema Cantareira, que leva água a milhões de paulistanos – e atualmente se encontra com menos de 15% da sua capacidade.

Piracicaba foi escolhida para sediar o Arq.Futuro ainda em 2013 por sua gestão hídrica considerada exemplar: recentemente, por meio de Parcerias Públicos Privadas (PPPs) com a Águas do Mirante atingiu 100% de saneamento básico e tratamento de esgoto em seu território. Além disso, Piracaciba também integra o complexo de Bacias PCJ (Piracicaba, Campinas, Jundiaí), uma área de enorme patrimônio integrado de recursos hídricos – e econômicos.

Com 400 mil habitantes, a cidade é uma das mais prósperas do interior paulista. Erguida sob a égide da cana, abrigou também enormes plantações de café. Com o declínio do grão, o município apostou na industrialização e abriga hoje a fábrica de automóveis da coreana Hyundai como parte de um complexo agroindustrial.

Apesar do tamanho, Piracicaba tem um fluxo intenso de carros. Estima-se que a cada mês, 1200 carros novos entrem em circulação nas ruas. Dados levantados pela Folha de S. Paulo, em 2010, apontavam a cidade como a 26a do país em proporção de automóveis por habitante. São Paulo era a 27. As ruas são carregadas e, no geral, estreitas. Em maio deste ano, um ciclista de 20 anos foi atropelado por um ônibus, gerando protestos e a confecção “de guerrilha” de uma ciclovia numa das principais avenidas da cidade, a Independência.

“O Rio de Piracicaba vai jogar água pra fora”

O Rio de Piracicaba vai jogar água para fora, mas ao contrário do que apregoa a cantiga sertaneja, não será por causa de uma pessoa. Desde os anos 1970, o curso d’água ajuda a abastecer o Sistema Cantareira, enquanto a maior parte da água da cidade provém do Corumbataí. Segundo dados do PCJ, cerca de 60% da água que é descarregada na Bacia do Piracicaba vêm do rio, num volume de 31 metros cúbicos por segundo. Até o final deste ano, haverá a discussão da renovação da outorga da bacia do Piracicaba para o Sistema Cantareira, mas especialistas se preocupam com a impossibilidade de aumentar os volumes destinados.

Como não poderia deixar de ser, a crise de São Paulo mobilizou parte dos debates do Arq.Futuro, embora o tom geral das falas evitasse tocar em pontos problemáticos e apontar soluções. Gesner Oliveira, que presidiu a Sabesp, companhia paulistana de capital misto – 51% do governo e 49% com ações na bolsa, entre 2007 e 2010, falou sobre a seca no debate “Recursos Hídricos: como e onde investir”.

Para ele, o problema se concentra no fato de que o Brasil universalizou a água, mas não avançou na coleta. Também ressaltou o crescimento populacional da cidade sem acompanhamento de avanços na infraestrutura. Questionado se a venda das ações da companhia na bolsa de Nova Iorque e o tratamento da água como mercadoria não prejudicaria a gestão de recursos naturais.

“Não importa se é pública ou privada, precisa de boa governança e transparência. As melhores empresas têm uma orientação de gestão alinhada com mercado. Para mim, o sucesso reside quando há foco em eficiência, ou seja, pouco recurso e muito serviço. A Sabesp estava quebrada nos anos noventa e não conseguia fazer investimentos, mas com abertura de capital melhorou. Ainda tem muito desafio pela frente, mas comparativamente com o Brasil, está numa situação relativamente boa”, acredita Oliveira.

Já para o engenheiro português João Pedro Matos Fernandes, da empresa portuguesa Águas do Porto, que realiza abastecimento, coleta de esgoto e despoluição de córregos e praias, o foco não deve estar em eficiência, e sim no consumidor final. “A água é um fator de afirmação de uma cidade, que deve ser cuidada e gerida parcimoniosamente. Água é um bem público, tem que dar lucro para o público”, ponderou Fernandes na mesa de debates “Gestão das águas, recuperação de rios urbanos e saneamento básico”.

Seca de gestão

“A Sabesp é um problema seríssimo. Ela era uma empresa de governo com um viés de interesse social e foi criada para produzir serviços de saneamento básico e garantir saúde pública. Até 1990, essa empresa foi comandada pelos engenheiros sanitaristas e cumpriu muito bem essas funções sociais. Agora de lá pra cá, a empresa sofreu uma mudança radical no seu comportamento: passou a se preocupar com lucros e valorizar suas ações para atender através de dividendos seus acionistas e não mais atender os usuários”, discorda, em entrevista, o engenheiro hidráulico Júlio Cerqueira César, professor aposentado da Faculdade de Engenharia da USP.

Para César, ela deixou sua vocação inicial e passou a se preocupar mais “em ser a empresa número um da bolsa de Nova Iorque”. “Enfrentamos essa tremenda crise de água cuja e os únicos responsáveis são a Sabesp e o governo do Estado, não dá para culpar falta de chuva quando nos últimos trinta anos, desde que inauguraram o Cantareira, não buscaram mais nenhum manancial”, ataca o engenheiro.

O governo Alckimin tem negado sistematicamente que haja um racionamento, apesar de um mapa online rastrear milhares de localidades que passaram por falta de abastecimento. Com a retórica do “tragam-me os casos e vamos apurar” e do “uso político da questão”, São Paulo segue em estado de negação de um agravamento de um cenário já bastante árido. Caso haja a extrema escassez, São Paulo ficará sem água inicialmente para indústria e comércio, mantendo apenas o suficiente para subsistência humana e animal, com enormes prejuízos para a economia e a vida dos paulistanos. A falta d’água pode chegar somente após as eleições. No entanto, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, na região metropolitana de São Paulo, já são 2,1 milhões em racionamento oficial.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×