Criar na cidade

Estéticas das Periferias reúne expressões artísticas das bordas de São Paulo

A quarta edição do Encontro Estéticas das Periferias – Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole acontece entre os dias 26 e 31/8, em São Paulo. Durante o evento, serão realizadas atividades culturais nas bordas da cidade.

O evento homenageará o centenário de nascimento da escritora Carolina Maria de Jesus e do dramaturgo e ativista social Abdias do Nascimento, importantes referências do universo negro que nasceram no mesmo dia: 14 de março de 1914.

Totalmente gratuito, o Estéticas das Periferias contará com intervenções teatrais, rodas de samba, shows, oficinas, exposições, batalha de MCs, debates e saraus. Entre os destaques da programação está a Mostra de Teatro Negro, o Samba da Vela, um debate sobre a construção de políticas culturais na periferia e o show dos rappers Karol Konká e Emicida, que finaliza o evento.

Além disso, o evento promove Percursos Artísticos, que pretendem criar encontros e processos criativos entre os participantes. Haverá o Percurso do Sarau do Binho, que discute poesia urbana; o Percurso do Futebol, que resgata a memória dos extintos campos de várzea da cidade; e o Rolê no extremo sul, com o Coletivo Imargem.

O evento também está promovendo a intervenção urbana Piparia, que distribuiu em diversos espaços do centro de São Paulo um elemento comum dos cenários de bairros periféricos: a pipa.

Confira a programação completa do Encontro Estéticas das Periferias no site do evento.