Criar na cidade

Portal reúne conhecimento sobre migrações internacionais em São Paulo

Para ajudar os milhares de imigrantes que se estabelecem continuamente em São Paulo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Instituto de Relações Internacionais da USP criou o Portal Cosmópolis, que reúne notícias, pesquisas, informações e banco de dados de diferentes áreas acerca das migrações internacionais.

Agrupando os estudos que já existem na área e disponibilizando-os de uma maneira acessível tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade, a iniciativa tem a intenção de facilitar a implementação de uma política pública para migrantes na capital paulista, além de auxiliar a prefeitura na elaboração de um diagnóstico do atendimento à essa população nos serviços públicos.

O portal pretende ainda tornar acessível o acervo que os próprios imigrantes produziram sobre a sua presença no Brasil e a visão que eles têm do país. “A história de São Paulo não pode ser entendida sem pensar, ao mesmo tempo, na história da imigração que contribuiu não só para a riqueza e desenvolvimento econômico da região, mas também para a efetivação dos direitos sociais no país a partir de lutas dos próprios imigrantes”, afirma o texto de lançamento do Cosmópolis.

“O projeto é o embrião de um atlas eletrônico que pretende compilar os estudos contemporâneos sobre as migrações internacionais, especialmente em São Paulo, buscando contribuir para a elaboração de uma política migratória no plano local, além de outras políticas públicas”, prossegue o documento.

Além do conteúdo em português, o Portal Cosmópolis oferece traduções para inglês, espanhol e francês.