Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de setembro de 2014

Sessão de cinema noturna agita corredores do Cemitério da Consolação

por

Na madrugada do último sábado, um cemitério tradicional de São Paulo foi transformado em sala de cinema ao ar livre. O evento, chamado de Sessão Cinetério, atraiu centenas de curiosos e interessados em assistir filmes clássicos do terror brasileiro entre os túmulos do Cemitério da Consolação.

Organizado pelo Serviço Funerário Municipal (SFM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Cinemateca Brasileira, a Sessão Cinetério transmitiu em um telão instalado na necrópole as películas As Sete Vampiras (1986, de Ivan Cardoso), Excitação (1977, de Jean Garrett), e Ninfas Diabólicas (1978, de John Doo).

De acordo com Lúcia Salles França Pinto, a ideia ousada foi abraçada pelos paulistanos de todas as tribos. Ela revela que o sucesso do evento reforça o plano de estabelecer uma iluminação especial para montar trajetos culturais noturnos dentro da necrópole.

Segundo Lúcia, o Cemitério da Consolação é um museu a céu aberto e um espaço de memória que deve ser ocupado pelos cidadãos. “Queremos desmitificar os cemitérios e integrá-los mais à vida da cidade”, afirma.

A próxima Sessão Cinetério deverá ocorrer no Cemitério Campo Grande, na zona sul de São Paulo. Lá está enterrado o corpo do líder operário Santo Dias, morto pela Polícia Militar em frente a uma fábrica, em outubro de 1979. Em sua homenagem, será exibido o filme Eles não usam black tie (1981, de Leon Hirszman), que conta a história do operário.

Leia a matéria na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×