Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 25 de setembro de 2014

O que pensam os presidenciáveis sobre Educação Integral?

por

Com colaboração de Daiane Santos

selo-eleicoes (2)Uma breve passada pelo horário eleitoral gratuito é suficiente para perceber que a educação é tema recorrente nas propostas dos candidatos. Entre os presidenciáveis, o tema ganha maior relevância. Os principais candidatos à presidência do país têm apresentado como proposta para o setor a implementação da educação integral ou de tempo integral, muitas vezes misturando os dois conceitos.

Para contribuir com o debate político e buscando esclarecer as propostas trazidas pelos candidatos, o  Portal Aprendiz, em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral, entrou em contato com os candidatos à presidência da República e os questionou: Se eleito, como o senhor pretende implementar a educação integral no país?.

No sistema educacional brasileiro, estados e municípios são os maiores responsáveis pela educação básica. Ainda assim, o presidente tem um papel importante na efetivação dos programas de educação integral. Ao Governo Federal cabe garantir recursos para que os estados e municípios possam executar a proposta; articular junto ao Congresso Nacional a criação de um marco legal que ampare os programas de educação integral; monitorar as ações em diferentes níveis buscando garantir equidade e qualidade; e investir na gestão intersetorial em diálogo com os diferentes ministérios.

Confira abaixo as respostas dos candidatos, em ordem alfabética. O Portal Aprendiz publica os textos na íntegra e sem edição. Entre os presidenciáveis consultados, não responderam aos questionamentos os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Levy Fidelix (PRTB).

Aécio Neves (PSDB)

aecio_2

Eduardo Jorge (PV)

eduardo jorge

Pastor Everaldo (PSC)

pastor everaldo

Luciana Genro (PSOL)

luciana genro

Marina Silva (PSB)

marina silva2

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×