Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 26 de setembro de 2014

Criador da Geekie aposta em ensino personalizado para melhorar educação brasileira

por

Ele já teve cargos importantes em bancos de investimento e empresas de capital aberto – e abandonou todos. Cursou engenharia e administração de empresas – mas largou as carreiras antes de alcançar um diploma. Formou-se em arquitetura e urbanismo, sem nunca ter exercido a profissão. Talvez a sina de Claudio Sassaki, um dos fundadores da Geekie, já estivesse escrita. Afinal, após percorrer um longo caminho em busca de um lugar onde o seu conhecimento estivesse à serviço das pessoas, ele entendeu que esse lugar não existia. Seria preciso criá-lo.

Ao lado das filhas, Sassaki comemora o Prêmio Educador Inovador de 2014.
Ao lado das filhas, Sassaki comemora o Prêmio Educador Inovador de 2014.

Nasce um sonho

Ao se tornar bacharel em arquitetura e urbanismo, no final da década de 90, Sassaki enredou por outras estradas e acabou indo trabalhar com consultoria de empresas. Evoluiu tanto no mercado financeiro que, não muito tempo depois, já estava nos Estados Unidos exercendo o cargo de vice-presidente do Credit Suisse, banco de investimentos suíço. De volta ao Brasil, ele ocuparia o mesmo cargo no Goldman Sachs, um dos maiores grupos financeiros do mundo.

Na quarta-feira (24/9), Claudio Sassaki foi homenageado com o Prêmio Educador Inventor durante a cerimonia de aniversário da Associação Cidade Escola Aprendiz, realizada em São Paulo. O prêmio reconhece o trabalho do empreendedor em busca de uma educação de qualidade para todos os brasileiros. “No Brasil, empreender com inovação em educação é um desafio enorme”, afirmou ao receber o troféu elaborado pela artista Renata Sandoval.

A carreira de Sassaki se erguia como um foguete. Em 2011, a chegada de uma oferta irrecusável o converteu em diretor financeiro da Petra Energia, empresa do setor energético. “O trabalho na Petra amadureceu a minha percepção de que eu queria fazer outra coisa. Aquilo não estava fazendo sentido. Queria contribuir com a sociedade repassando o que aprendi para outras pessoas. Esse trabalho tinha que ser com educação”, afirma o empreendedor.

Ensino adaptativo

Em parceria com Eduardo Bontempo, com quem havia trabalhado no Credit Suisse, Sassaki passou a investigar o que havia de mais novo na área educacional. Foi então que chegaram ao conceito de ensino adaptativo. “Ele parte do princípio que as pessoas não aprendem da mesma forma. Mas o que vemos é um sistema de educação padronizado, no qual todos são obrigados a aprender do mesmo jeito, no mesmo ritmo, sempre com o mesmo conteúdo e na mesma sequência”, explica. “Ao invés da pessoa se adaptar ao professor, queríamos que o conteúdo se adaptasse à forma com que cada um aprende melhor.”

Sassaki não hesitou, largou o emprego na Petra e, em sociedade com Bontempo, mergulhou de cabeça no projeto Geekie, uma plataforma virtual que, através de tecnologias inovadoras, customiza o processo de ensino-aprendizagem. Por meio de testes de múltipla escolha, o software aponta aqueles conteúdos que o aluno não absorveu da maneira correta e sugere tópicos que devem ser priorizados nos estudos.

Queria contribuir com a sociedade repassando o que aprendi para outras pessoas. Esse trabalho tinha que ser com educação

“A Geekie tem a coragem de fazer o que ela acredita. Não produz o que vai vender, mas sim o que nós defendemos: uma educação de qualidade, personalizada e acessível para todo mundo, seja para quem pode ou não pode pagar.”

Públicas e privadas

Desde maio de 2012, a sala de aula invertida proposta pela Geekie vende sua tecnologia para escolas e secretarias de educação. Para cada escola particular que adquire a Geekie, a empresa oferece a mesma tecnologia para uma escola pública, sob a justificativa de que “ninguém fique para trás”.

Simulação de como funciona a plataforma Geekie.
Simulação de como funciona a plataforma Geekie.

“Seria incoerente focar apenas nas escolas particulares, porque no final das contas estaríamos aumentando as diferenças. Eu preciso fazer com que a Geekie chegue ao aluno que mais precisa. A gente sabe que quem usa nosso produto tem um desempenho melhor”, observa. Um estudo promovido pela empresa mostrou que, ao utilizarem a plataforma, alunos que apresentavam mais dificuldade tiveram melhora na nota três vezes maior que a média.

Em 2013, foram assistidas na Geekie nada menos que três milhões de vídeo-aulas e acessados 6,8 milhões de textos de estudo. Para cada usuário, o tempo médio de utilização diária foi de 2h24. Inovadora, a inteligência artificial da Geekie identifica textos, vídeos e apresentações em Power Point disponíveis na internet que se adaptam às necessidades de cada aluno. A Geekie possui parceiras de conteúdo, como a Khan Academy e o Canal Futura, mas também utiliza aulas que professores disponibilizam no YouTube.

Os números comprovam a ascensão da Geekie. Em 2012, seis escolas particulares compraram a tecnologia. No ano seguinte, esse número subiu para 65, ao passo que, em setembro de 2014, 650 escolas privadas de todo o Brasil contavam com as vantagens proporcionadas pela plataforma. Além das 650 escolas públicas beneficiadas pela empresa, parcerias com secretarias de educação da Bahia, do Ceará e da cidade do Rio de Janeiro fizeram a Geekie chegar a cerca de 15 mil colégios da rede pública, atendendo mais de 2,5 milhões de estudantes.

Tutoria

Segundo Sassaki, não existe uma fórmula exata para utilizar a Geekie. Escolas com mais infraestrutura, como computadores e internet veloz, usam a plataforma dentro da sala de aula, e o docente pode acompanhar o desempenho em tempo real e ajudar os alunos que apresentam mais dificuldades. Há ainda os professores que incentivam o estudante a usar a Geekie fora da escola e, à distância, avaliam sua performance.

“A beleza disso tudo é que o professor deixa de ser o transmissor do conhecimento. Já passamos dessa fase. Ao invés de gastar tempo passando conteúdo, o docente tem uma tarefa muito mais nobre: ser um tutor, sentando com cada aluno, entendendo as suas dificuldades, focando o tempo dele onde agrega mais valor, que é ajudando cada pessoa na forma que cada uma aprende melhor. Essa sensibilidade você dificilmente terá uma máquina para fazer, mas o professor faz muito bem”, acredita o empreendedor.

Volta por cima

Aos 40 anos, Sassaki resgata os tempos de infância para entender de onde vem a vontade de transmitir conhecimento. Seu pai, diretor financeiro de uma empresa metalúrgica, e sua mãe, professora aposentada de biologia, exerceram trabalhos voluntários “desde sempre”. O garoto cresceu admirando a disposição deles em dedicar tempo e suor para ajudar outras pessoas.

Em 2003, foi selecionado pela conceituada Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), para fazer o joint degree – quando o aluno cursa MBA paralelamente a um mestrado em Educação. Ao lado de 360 pessoas de 75 diferentes países, Sassaki classifica a experiência como “fundamental” para o futuro de sua carreira. “Foi muito valioso estar conectado com o novo mundo do Vale do Silício, de tecnologia e inovação. De repente, meu universo se expandiu.”

A passagem por Stanford também foi importante para a criação da Geekie. “Lá, você não vai à sala de aula para escutar o professor falar sobre a disciplina: você estuda antes. E vai lá pra discutir, argumentar, debater”.

Nascido em São Paulo, saiu de casa aos 14 anos para mergulhar na rotina exaustiva do esporte. Treinava natação e tênis, viajava para participar de campeonatos e, consequentemente, deu pouca atenção ao ensino médio. Na hora de prestar o vestibular, teve que “correr atrás do prejuízo”.

Correu, estudou e passou tanto no curso de engenharia da POLI-USP como na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) para aprender a administrar empresas. “Na época, tive a percepção de que aquilo não me agregava nada. Os cursos eram completamente descolados da realidade, não tinham nenhuma contextualização nem aplicação prática. Desisti”, relembra.

O pai ficou chateado com a decisão. Sassaki, no entanto, deu a volta por cima e terminou na 1ª colocação geral da FUVEST em 1994. Ingressou em Arquitetura e Urbanismo da USP ao mesmo tempo em que decidiu sobreviver por conta própria.

“Comecei a dar aulas particulares de tudo: matemática, história, português. Gostava muito e me sustentei assim durante a faculdade”, afirma. Também ensinou desenho e ilustração e deu aulas de tênis todos os sábados durante sete anos. “Foi nesse momento que a minha vida se transformou e fez sentido pra mim. Vi que tinha capacidade de ajudar pessoas a descobrirem o que elas queriam, a desenvolver seu potencial, e pude perceber que a educação é transformadora.”

Time especial

As tatuagens grandes e o porte físico herdado dos anos de dedicação ao esporte não são suficientes para esconder a simpatia de Sassaki. Pai de três meninas, ele faz questão de exaltar a equipe de 82 pessoas que estão “fazendo a Geekie acontecer”.

Ambiente de trabalho da Geekie.
Ambiente de trabalho da Geekie.

Com grafites coloridos, realizados em parceria com a produtora cultural A Banca, o ambiente de trabalho da startup (localizado em Moema, na zona sul de São Paulo) é amplo e acolhedor. São poucas as salas fechadas – a maioria do espaço é aberto e um tanto informal, com pessoas se reunindo em pequenos grupos para tocar as atividades diárias. “Começamos com dois sócios. Hoje somos 18. A ideia é que, no futuro, todos possam ser sócios. Queremos aumentar a pizza para todos poderem se beneficiar dela”, revela o empreendedor.

O projeto Geekie Games foi desenvolvido para apoiar os milhões de estudantes brasileiros que prestam anualmente o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Certificado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (Inep), o projeto beneficiou dois milhões de alunos em 2013. Atualmente, já conta com 3,2 milhões de inscritos e firmou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para ajudar os vestibulandos de 2014.

Ele se orgulha do “time” que construiu ao seu redor. Na Geekie, um mix de perfis diferentes uniu jovens talentosos – primeiros lugares nos vestibulares nacionais, graduados com menção honrosa no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), medalhistas de olimpíadas e maratonas de tecnologia, matemática, física e química – e pessoas que atuaram em grandes empresas de inovação, como Microsoft, Google e Facebook.

“Essas pessoas podiam estar pilotando um ônibus espacial da NASA, mas escolheram estar aqui. É raro você ter um grupo tão especial. Eu as admiro demais, aprendo muito, respeito e fico de queixo caído quando vejo o que elas têm capacidade de fazer.”

Para além da matemática

Sobre a possibilidade da plataforma trabalhar competências sócio-emocionais do indivíduo – para além das habilidades cognitivas como matemática e português –, Sassaki projeta esse como um dos grandes desafios da Geekie. “Estamos quebrando a cabeça para desenvolver algo nesse sentido. A gente sabe que, no fim das contas, essas habilidades são tão importantes quanto, senão mais, do que as outras.”

Apesar dos obstáculos de empreender em um país como o Brasil, Sassaki comemora o privilégio de poder trabalhar com algo que acredita. “O desafio de mudar a educação brasileira é tão complexo que, se não tivermos tesão, não vamos resolvê-lo.”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×