publicado dia 17 de outubro de 2014
No Chile, Escola Espiral valoriza contato com a natureza
por Clipping
publicado dia 17 de outubro de 2014
por Clipping
do Centro de Referências em Educação Integral.
Nascida do desejo de se ter um local de aprendizagem mais interessante, significativo e até divertido para as crianças, a Escola A Espiral – localizada na cidade de La Serena, no Chile – foi idealizada por um casal de pais educadores. Diante de um contexto educacional em crise, a instituição chilena propõe a “construção de um novo paradigma educativo, onde se prime pelo respeito à individualidade e coletividade do ser humano”.
Afastada do centro de La Serena, a escola valoriza o contato com a natureza e entende o indivíduo como parte de um contexto natural, que deve ser preservado. Compreendida como eixo central da formação dos seres humanos, a educação é vista como uma ferramenta para o desenvolvimento de relações sociais que se baseiam no respeito aos direitos humanos e para a construção de uma sociedade que ofereça mais possibilidades de desenvolvimento integral dos indivíduos.
Ciclos contínuos
Desde 2012, a iniciativa funciona como uma escola regular, com cerca de 30 crianças entre quatro e 14 anos de idade. Atualmente, a unidade atende a crianças e adolescentes que são divididos em quatro ciclos, de acordo com o grau de maturidade e autonomia.
Inspirada pelas ideias de Paulo Freire e pelas pedagogias Waldorf e Montessori, a Escola Espiral – como o nome sugere – se apoia na metodologia de aprendizagem em ciclos contínuos, indicando que o aprendizado ocorre progressivamente, e vai se aprofundando – rumo ao centro da espiral.
O método se vale de cinco habilidades: ver, imaginar, pensar, compreender e criar – que são a base do processo de aprendizagem e da construção de conhecimento. Paralelamente, o método busca estimular as dimensões artística, motriz, social, científica e filosófica.
Na prática pedagógica, o estudante é convidado a perceber seu entorno, começar a estabelecer conexões, elaborar pensamentos, compreendendo os fenômenos e criando novas ideias. Uma aula sobre fotossíntese, por exemplo, começaria no jardim, com as crianças observando as plantas e percebendo as diferenças entre elas. De volta à sala de aula, os alunos representariam aquilo que foi percebido por meio de diálogos, trabalhos escritos ou desenhos. A partir disto, se faria a conceituação da fotossíntese e a conclusão se daria com um trabalho criativo, com o estudante se apropriando do que foi aprendido e modificando o conteúdo original, como explica o Blog Memoriaccion.
Gestão
A organização escolar também se dá pela ideia da espiral, com a direção se situando no centro e envolvendo outros atores da comunidade e das famílias dos estudantes em uma perspectiva dialógica e de construção coletiva e democrática.
Ainda sem reconhecimento do Ministério da Educação chileno, as crianças que passam pela escola devem realizar exames para obter a certificação oficial. Os professores d’A Espiral apoiam os alunos nos trâmites burocráticos e na preparação para a prova.
Portal Aprendiz agora é Educação & Território.
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