Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de outubro de 2014

Em São Paulo, organizações lançam aliança pela água

por

Foi lançada hoje em São Paulo, que vive à beira do colapso hídrico, uma coalização de entidades da sociedade civil que visa colaborar para a construção de segurança hídrica na cidade.

São Paulo passa atualmente pela maior crise hídrica de sua história – já são mais de 60 cidades e milhões de pessoas afetadas. Enquanto as previsões do tempo não dão qualquer espaço para otimismo, os níveis de rios e reservatórios não param de baixar.

O relatório da Aliança pela Água aponta cinco fatores como essenciais para a atual crise:

– Ênfase dos governos na retirada de mais água, e não no uso racional
desse recurso;

-Desmatamento nas áreas de mananciais e poluição das fontes
de água em quase todo o estado;

– Seca extrema e déficit de chuvas, em especial no Sistema Cantareira;

– Pouco espaço de participação e transparência quanto à gestão da água;

– Resistência dos governos em tomar medidas mais firmes em um ano eleitoral.

Apresentando dez metas de curto prazo – até abril de 2015 – e dez metas de longo prazo – que objetivam implantar um novo modelo de gestão d’água – a coalizão elaborou uma agenda mínima, consensuada, que pede transparência na gestão dos recursos e da crise.

As propostas foram construída a partir do projeto Água@SP, que contou com mais de 196 ideias de ações de curto prazo e 191 a longo prazo, elaboradas por 280 especialistas de 60 municípios.

Dentre elas, encontram-se a criação de uma comitê gestor participativo da crise, ampliação de informações para a população, campanhas públicas, transparência na gestão dos recursos, incentivos à redução do consumo, garantia de água em situação de emergência e incentivos para novas tecnologias – como cisternas e reaproveitamento de águas.

Acesse o site da Aliança Pela Água, participe e saiba mais.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×