Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 1 de dezembro de 2014

Feito apenas com papel, vídeo aborda os desafios urbanos atuais

por

Papel, papelão e isopor. São estes os únicos elementos que a animação “Paper City” usa para retratar os atuais desafios urbanos em todo o mundo. Lançado pela ONU Habitat, o vídeo tem a intenção de sensibilizar quem ainda não está ciente dos malefícios causados pela urbanização descontrolada, ressaltando os problemas que advêm do rápido crescimento demográfico em curso em muitas metrópoles.

Enumerando possíveis soluções para esses problemas – e enfatizando a necessidade de agir com urgência imediata para a criação de cidades sustentáveis –, o vídeo foi realizado com a técnica de stop-motion, na qual foram tiradas mais de 1500 fotos dos prédios, ruas, árvores, carros e pessoas de papel, isopor e papelão.

Os diversos equipamentos que compõem um município foram movidos, foto a foto, para ilustrar cenários variados como crescimento de favelas, engarrafamento de veículos e expansão das cidades. As fotos foram então sobrepostas para criar movimento, resultando em uma animação de três minutos.

A simplicidade da produção faz com que os realizadores incentivem estudantes a produzirem animações semelhantes, já que é necessário apenas papel, uma câmera fotográfica, um software de edição de fotos e vídeo, um pouco de tempo e, claro, algumas ideias criativas.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×