Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 2 de março de 2015

Mostra Ecofalante acontece em SP e oferece sessões gratuitas para estudantes

por

De 9 à 17 de março deste ano, São Paulo recebe a quarta edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O festival, que visa trazer filmes ecológicos que não chegam ao circuito comercial, também realizará a Mostra Escola, com quatro filmes sendo exibidos no Centro Cultural São Paulo de forma gratuita para estudantes dos ensinos Médio e Fundamental.

A mostra, que já chegou a mais de 52 mil pessoas com 176 filmes exibidos em 17 cidades, é segundo o diretor da Ecofalante, Chico Guariba “ uma plataforma de informação e conhecimento que discute questões importantes a partir de uma produção audiovisual que não chegava às salas brasileiras”.

Os filmes da Mostra Escola falarão sobre crise hídrica, poluição, urbanização das megacidades e a situação da Amazônia. As sessões acontecem de terça à domingo, às 10h30 e 14h.  É possível agendar visitas de turma pelo telefone (011) 3812-0166.

Veja abaixo quais filmes serão exibidos na Mostra Escola. A programação completa pode ser conferida aqui:

A Crise Global da Água (EUA, 2011, 105’): o filme apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. Esclarecendo o papel fundamental que a água desempenha em nossas vidas, expondo os defeitos do sistema atual e retratando as comunidades que já lutam com seus efeitos colaterais, o filme apresenta a ativista Erin Brockovich e especialistas ilustres como Peter Gleick, Alex Prud’homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon.

A Escala Humana (Dinamarca, 2012, 83’): Cinquenta por cento da população mundial vive em áreas urbanas. Até 2050 esse número chegará a 80%. Viver em uma megacidade é tanto encantador quanto problemático. Hoje enfrentamos escassez de petróleo, mudanças climáticas, solidão e diversos problemas de saúde devido ao nosso estilo de vida. Mas por quê? O arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos. Ele documentou como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

Amazônia Desconhecida (Brasil, 2013, 71’): Documentário sobre os conflitos na Amazônia brasileira hoje. O filme acompanha o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço, como índios, fazendeiros, sem-terra, garimpeiros, entre outros. Entrevista cientistas, especialistas e personalidades com o objetivo de mapear qual o perfil atual e as consequências da ocupação humana da Amazônia brasileira.

Trashed: para onde vai o nosso lixo? (Reino Unido, 2012, 97’): O filme olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. Revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×