Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de março de 2015

Direitos Humanos e as Ruas: última semana para se inscrever em Colóquio Internacional

por

O XIV Colóquio Internacional de Direitos Humanos está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, dia 10/3. Desde 2001, o evento reúne ativistas e defensores dos direitos humanos em São Paulo.

Em 2015, o Colóquio acontece entre os dias 24 e 29/5, e pretende relacionar a relação entre os direitos humanos e as ruas. “Queremos debater como as causas se transformam em mobilizações, como lidar com a repressão e garantir direitos e liberdades nas ruas”, afirma Ana Cernov, coordenadora do programa Sul-Sul da Conectas, em texto de divulgação do evento.

O Colóquio Internacional de Direitos Humanos é organizado pela Conectas em conjunto com o CELS (Centro de Estudios Legales y Sociales), da Argentina, o LRC (Legal Resources Centre), da África do Sul, e a KontraS, da Indonésia.

Realizado desde 2001, o evento já reuniu cerca de 1,5 mil participantes de 80 países. Em 2014, a organização mudou a estrutura do Colóquio e tornou-o mais diverso, representativo e amplo, garantindo um maior intercâmbio de experiência.

Os debates serão organizados em três eixos: Pauta das ruas, no qual será realizado um panorama de causas pelo mundo que tomaram as vias públicas para serem ouvidas; Direito das ruas, que discutirá a ação estatal e o papel das forças de segurança e do judiciário nas manifestações; e Legado das ruas, que discutirá os impactos dos protestos.

Quem tiver interesse de participar deve ter experiência na área de direitos humanos (principalmente na América Latina, África e Ásia) e com os eixos de debates propostos para o XIV Colóquio. Os candidatos poderão requerer bolsas parciais ou integrais, que serão concedidas após análise pelo Comitê de Seleção. Candidaturas de ativistas e membros de coletivos e grupos não tradicionais também serão aceitas.

As inscrições prosseguem até o dia 10/3. Em 15/3, será divulgado o resultado da seleção no site da Conectas.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×