Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de abril de 2015

Ativistas colocam busto de Snowden em praça de Nova Iorque

por

Na calada da noite, um coletivo de artistas e ativistas anônimos colocou um busto de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), no Prison Ship Martyrs Monument, no Brooklyn, Nova Iorque.

Após passarem um ano estudando a ação, eles resolveram instalar a homenagem em um monumento dedicado aos milhares de americanos mortos em navios-prisão durante a Guerra por Independência do país.

“É um cara retratado pela mídia tradicional de massa como um traidor ou terrorista. A mesma coisa teria sido dito na época sobre esses prisioneiros. Com duzentos anos de perspectiva, notou-se que eles lutavam por algo pelo qual somos todos gratos. Esperamos que a história mude a percepção das pessoas e abra seus olhos”, declarou ao site Mashable, de forma anônima, um dos responsáveis pela ação.

Snowden

“Sentimos que as ações de Snowden dão continuidade a essa história, construída sobre um conjunto de ideais que falam sobre viver em liberdade, não ser confinado, vigiado ou monitorado por seu governo”, afirma, ao se declarar esperançoso de que a homenagem sobreviva no local escolhido.

Em 2013, o analista de sistema e ex-funcionário da CIA e da NSA revelou aos jornalistas Glenn Greenwald e à cineasta Laura Poitras, os segredos dos sistemas de vigilância massivo do governo americano. As denúncias revelam que os EUA espionavam mensagens de texto, dados de internet e informações confidencias de milhões de cidadãos e mantinham presidentes e chefes de estado sob vigilância.

Após a divulgação, Snowden está sendo processado pelo país e vive na Rússia, onde recebeu asilo político. Nas premiações do Oscar deste ano, o filme CitizenFour, de Laura Poitras, que conta a trajetória do ativista, levou o prêmio de melhor documentário.

A ação foi filmada e registrada pelo cinegrafista Animal e pode ser conferida abaixo:

(Com informações do Mashable)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×