Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 8 de abril de 2015

Gratuito, curso livre de Direito à Cidade acontece na Praça Roosevelt (SP)

por

Entre Saltos, Cidades Seguras para Mulheres, Parque Augusta, #OccuppyPlayground, passe livre estudantil: apenas em 2015, essas foram algumas matérias do Portal Aprendiz que refletiram sobre o direito à cidade. A questão é um dos principais temas do site, que busca discutir como esse fundamental direito humano ao espaço urbano é respeitado e, muitas vezes, violado.

Para quem se interessar pelos conceitos por trás da ideia de direito à cidade, o Coletivo Arrua promove o Curso Livre de Direito à Cidade, a ser realizado durante os meses de abril, maio e junho na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. Segundo o coletivo, vivemos um momento em que uma série de grupos, ações e iniciativas estão discutindo a ocupação do espaço público.

“O direito à cidade é muito mais que a liberdade individual de ter acesso aos recursos urbanos: é um direito de mudar a nós mesmos, mudando a cidade”, acredita o geógrafo britânico David Harvey. Que prossegue: “a liberdade de fazer e refazer as nossas cidades, e a nós mesmos, é, a meu ver, um dos nossos direitos humanos mais preciosos e ao mesmo tempo mais negligenciados”.

“Desde hortas comunitárias, passando por iniciativas de construção de mobiliário e ocupação de praças, por lutas por novos parques ou discutindo a mobilidade urbana, o fato é que nunca a cidade foi tão discutida como nos dias atuais”, acreditam os membros do Arrua. “O direito à ocupação do espaço público e o questionamento à especulação imobiliária e às ações do capital na cidade nunca estiveram tão intensas como nos dias atuais.”

Gratuito e aberto para a participação de todos os interessados, o curso terá início no dia 9/4, quinta-feira, com a aula Por que direito à cidade?, ministrada a partir das 19h pela professora Karina Leitão, da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). O Curso Livre de Direito à Cidade terá ainda mais duas aulas com professores e um debate entre ativistas que atuam no tema.

Confira a programação completa:

09/04 | Aula 1: Por que direito à cidade? Proposta: Quais os conceitos por trás da ideia de direito à cidade? Expositora: Profª Drª Karina Leitão (FAU/USP)

Veja aqui a página do evento no Facebook.

CursoLivreDireitoACidade

07/05 | Aula 2: Cidade mercadoria

Proposta: Compreensão produtiva do crescimento da cidade, da ocupação do espaço urbano (Marx). Compreensão dos agentes que atuam na produção do espaço urbano no capitalismo contemporâneo global, particularmente no capitalismo periférico. Quem são os agentes e quais são as suas dinâmicas específicas de acumulação de capital.

11/06 | Aula 3: A construção da cidade de SP

Proposta: Como ocorreu o desenvolvimento histórico da cidade de São Paulo? Quais as marcas o capital tem deixado na cidade e como os movimentos têm resistido? Quais conflitos são históricos e presentes na construção da cidade.

25/06 | Debate: Diálogos entre movimentos que lutam pelo direito à cidade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×