Criar na cidade

Por uma apropriação criativa da cidade, “Caminhando pelo Bixiga” recebe inscrições

O Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP), mais conhecido como Casa de Dona Yayá, promoverá uma atividade coletiva de apropriação criativa da capital paulista. A proposta é transformar o mero ato de caminhar em uma atividade que, “para além de sua banalidade, apresenta um potencial revelador da cidade, seus personagens, cenários, fenômenos e lembranças”, segundo texto de divulgação do evento.

Uma das intenções do passeio é buscar na cidade as presenças e ausências normalmente ignoradas nas caminhadas do dia-a-dia. Os itinerários urbanos são um programa permanente do CPC que exploram o cenário urbano a partir de recortes temáticos específicos.

O itinerário urbano “Caminhando pelo Bixiga” acontece no dia 26/4 (domingo), das 13h às 17h, e está com inscrições abertas até o dia 19/4. As vagas são limitadas a 30 pessoas. Os interessados podem receber um certificado de participação.

A atividade, organizada pela equipe de Educação e Memória do CPC, fará um percurso coletivo por alguns pontos do Bixiga e estimulará uma livre exploração do bairro. Os participantes deverão produzir um registro de sua viagem particular e, após o retorno para a Casa de Dona Yayá, compartilhar as experiências. Ainda será produzida coletivamente uma cartografia particular do bairro a partir das experiências coletivas e individuais de cada participante.

Clique aqui para se inscrever no percurso. O CPC está localizado na Rua Major Diogo, 353 (Bela Vista – São Paulo/SP).