Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de abril de 2015

Educadores lançam manifesto em defesa da educação integral

por

Por Ana Luísa Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral

O atraso no repasse de verbas do Programa Mais Educação vem gerando desconforto. Embora não haja nenhum posicionamento oficial sobre uma possível descontinuidade da política, o não recebimento da segunda parcela de 2014 vem criando um ambiente de preocupação, sobretudo, entre gestores educacionais. Alguns municípios, conforme apurou o Centro de Referências em Educação Integral, tiveram que interromper as atividades do programa momentaneamente.

Leia +: Secretarias municipais apontam atraso no repasse de verbas do Mais Educação

Nesse contexto, foi criado um abaixo-assinado online disponibilizado na plataformaPetição Pública. Direcionado ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o Manifesto em Defesa da Educação Integral em Tempo Integral e do Programa Mais Educação pede “o compromisso do representante com a agenda de construção da escola republicana, honesta e decente e com a ampliação da jornada escolar diária para uma formação que considere também aspectos do desenvolvimento ético, psicológico e cultural”.

O texto também retoma a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a oferta de educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas, e elenca medidas urgentes para fortalecer a educação integral no país: repasse imediato de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola(FNDE/PDDE); retomada do diálogo com as universidades que vêm trabalhando com formação; e retomada dos seminários nacionais que permitem a capilarização das reflexões e os intercâmbios de experiências.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×