Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de junho de 2015

Abraço Cultural: Refugiados ensinam idiomas e compartilham experiências em São Paulo

por

Segundo dados de 2014 do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil abriga aproximadamente 7.200 refugiados de países como Síria, Colômbia, República Democrática do Congo e Angola. Ao total, 81 nacionalidades estão representadas por essas pessoas.

Pensando nisso, a plataforma social Atados, responsável por mobilizar voluntários em diferentes ações, formou parceria com o Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado – Brasil) para criar o Abraço Cultural, um curso de idiomas ministrado por professores em situação de refúgio no país.

A inédita iniciativa, que ocorrerá em julho em São Paulo, pretende integrar e possibilitar geração de renda aos refugiados, além de criar oportunidade para brasileiros aprenderem outros idiomas com professores nativos. De acordo com os organizadores, o curso ainda quebra barreiras culturais, promovendo a troca de experiências e vivências e a valorização pessoal dos refugiados.

A primeira turma ocorrerá no formato intensivo de férias, com duração de um mês. Nas aulas, os alunos terão a oportunidade de conhecer a cultura do país de origem do professor. Haverá uma equipe pedagógica de apoio, responsável pela capacitação dos refugiados, já que eles não eram professores em seus países.

Serão oferecidos os níveis básico, intermediário e avançado dos idiomas inglês, francês, árabe e espanhol. O curso começa no dia 6/7 e prossegue até o dia 30 do mesmo mês, com aulas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h, no BibliASPA (Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília – São Paulo/SP). O valor total para participar é de R$400.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30/6 através do site do Abraço Cultural ou na sede do Atados, localizada na rua Capote Valente, 701 (Pinheiros – São Paulo/SP), das 14h às 17h.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×