Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de junho de 2015

Ferramenta virtual apoia escolas e comunidades no desenvolvimento de programas de Educação Integral

por

Os conceitos de Educação Integral e de cidade educadora não existem se os espaços públicos não forem entendidos como espaços educativos. Converter centros culturais, cinemas, praças em oportunidades educativas e conectá-las ao cotidiano escolar são premissas indissociáveis, mas nem sempre simples de serem garantidas. Esse é apenas um dos diversos desafios que os gestores públicos enfrentam para elaborar, implementar e avaliar programas de educação integral nos mais variados municípios brasileiros.

No intuito de apoiá-los a superar tantas barreiras, o Centro de Referências em Educação Integral lançou ontem (10/06) a plataforma Educação Integral Na Prática, durante o Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora, realizado no Rio de Janeiro, pelo Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS) e Centro de Referências em Educação Integral.

A ferramenta traz macro estratégias para implementação de programas, apoiadas por experiências de referência, ferramentas de gestão, referências bibliográficas, notícias e marcos legais. São apresentadas 10 dimensões  – comunicação e alianças, educação no território, infra e recursos, gestão intersetorial, gestão da escola, currículo transversal, rede de educadores, formação continuada, avaliação e monitoramento e financiamento.

Não se trata de uma fórmula pronta para se fazer políticas, mas sim um conjunto de possibilidades já testadas por gestores e escolas no Brasil e no mundo que podem inspirar novos caminhos a serem traçados.

Julia Dietrich, do Centro de Referências em Educação Integral, apresenta o Na Prática.
Julia Dietrich, do Centro de Referências em Educação Integral, apresenta o Na Prática.

Kit Na Prática

O evento marca o lançamento de cinco novos instrumentos voltados para o aperfeiçoamento da gestão escolar e pública de programas de Educação Integral. São três kits de ferramentas práticas: uma para apoiar processos participativos e dialógicos em educação; um para implementação de currículos integrados, que fortaleçam a participação e o interesse dos estudantes;e outro sobre como conduzir processos educativos conectados ao território. Há ainda uma publicação e uma plataforma digital de apoio a gestores públicos para implementação da políticas de Educação Integral Na Prática

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×