Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de julho de 2015

Concurso estimula jovens a criarem inovações tecnológicas que impactem suas comunidades

por

O concurso “Respostas Para o Amanhã”, realizado pela Samsung em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária(Cenpec) está com inscrições abertas até 20/9 para estudantes do ensino médio de todo o país.

O prêmio, em sua segunda edição no país, objetiva incentivar jovens a propor ideias e implementar planos criativos, usando de tecnologia, matemática, ciências e lógica para contribuir com a resolução de questão sociais em suas cidades e comunidades.

“O concurso estimula a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, visando o benefício social, ou seja, engaja o jovem a tornar-se um agente de mudanças e contribuir para uma sociedade melhor. O impacto disso na autoestima dos alunos, ao perceberem que podem contribuir para grandes e significativas mudanças, é imensurável”, acredita Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung.

Após as inscrições, uma comissão julgadora irá escolher os 20 melhores trabalhos, que receberão um kit de edição de vídeo para produzir um filme sobre seus projetos. Após uma votação pública e do júri, as equipes dos cinco melhores projetos irão receber smartphones (estudantes), tablets (professores e diretores) e 40 notebooks para instalação de um laboratório interativo (escola).

No ano passado, a Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, venceu a premiação. Seu projeto, “Equílibrio”, usava sucata de lixo eletrônico para construir equipamentos para pessoas com necessidades especiais.

No Brasil, a vencedora do concurso, no ano passado, foi a Escola Estadua Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, interior do RN, com o projeto “Equilíbrio”, que reaproveita lixo eletrônico para construir produtos para pessoas com necessidades especiais. Com apoio do professor de Física da escolas, foram elaborados um mouse óptico que amplia o tamanho do texto em um monitor, uma bengala com sensor que vibra ao se aproximar de obstáculos e uma cadeira de rodas elétrica que recebe comandos por um controle remoto.

Para saber mais e inscrever seu projeto, acesse o site do Respostas Para o Amanhã.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×