Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de julho de 2015

São Paulo terá agentes de cultura em governo aberto; saiba como tornar-se um

por

Como tornar São Paulo mais aberta e transparente? Como utilizar elementos da rede para construir uma cidade democrática? De que forma a tecnologia e os softwares livres podem transformá-la em uma cidade inteligente?

Esse é o desafio por trás do edital “Agente de Governo Aberto” da São Paulo Aberta, que congrega os esforços da Prefeitura para oferecer plataformas de acesso à cultura digital e permeabilidade entre poder público e cidadania.

Coordenado pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo (CIGA-SP) e desenvolvido pela Controladoria Geral do Município, em parceria com as secretarias de Cultura, Relações Internacionais e Relações Governamentais, serão oferecidas 48 bolsas para que paulistanos que contribuam para o desenvolvimento de uma cultura de participação, transparência e inovação tecnológica.

Esperando atingir até 25 mil pessoas, as bolsas de R$ 1 mil prevêem que cada participante, após passar por formações específicas, disponha 10 horas mensais para formações em governo aberto ao longo de um semestre em uma das quatro áreas: Transparência; Mapeamento Colaborativo e Gestão Participativa; Tecnologia Aberta e Colaborativa; e Comunicação em rede.

Fernanda Campagnucci, Coordenadora de Promoção da Integridade na Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), acredita que a cidade tem a ganhar com esses agentes multiplicadores. “Eles serão pessoas que já trabalham nessa perspectiva de tornar a cidade mais aberta e democrática, só que agora receberão um subsídio para sua atuação. Esperamos que isso signifique uma aproximação, através da tecnologia e da inovação, do poder público com a cidadania.”

Segundo ela, a cidade já conta com uma série de ferramentas colaborativas e de transparência, como dados abertos, mas a população ainda precisa se apropriar desses mecanismos. A coordenadora também ressalta que houve um grande cuidado em tornar o processo de inscrição simples e acessível, especialmente para pessoas que “não têm hábito de participar de editais”.

Para isso, serão realizadas oficinais territoriais que ensinarão o cidadão a apresentar sua proposta de trabalho. A iniciativa também produziu um vídeo que ensina o passo a passo do processo de inscrição (veja abaixo).


As inscrições, que começaram em 8 de julho e vão até 7 de agosto, podem ser feitas pelo site do SPCultura. O Edital Agente de Governo aberto também está disponível na íntegra. Para saber mais, acesse o site do edital na página do São Paulo Aberta.

 

 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×