Criar na cidade

Conheça a Dorinateca, biblioteca virtual dedicada aos brasileiros com deficiência visual

A pesquisa Condições de Vida das Pessoas com Deficiência no Brasil, realizada pelo DataSenado em 2013, revelou que a maioria dos brasileiros com deficiência visual (73,9%) utiliza a internet como principal meio de comunicação para buscar informações no dia a dia.

Com isso em mente, a recém-lançada Biblioteca Digital Dorina Nowill, carinhosamente chamada de Dorinateca, pretende garantir mais mobilidade, independência e autonomia no acesso à informação para pessoas com deficiência visual. Até o final do ano, aproximadamente 4.400 livros em formatos acessíveis estarão disponíveis para download, dedicados às pessoas cegas ou com baixa visão, além de bibliotecas, escolas e organizações que atendam este público.

Desenvolvida pela empresa Results, o projeto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura e contou com o patrocínio da Cielo, da Sanofi e do Carrefour.

A Dorinateca disponibilizará livros nos formatos áudio e digital acessível gravados em CDs, além de arquivos para impressão de publicações em braile. Para usufruir do acervo, o único requisito é estar cadastrado na plataforma – além, claro, de estar conectado à internet.

Literatura nacional, estrangeira, infanto-juvenil, best-sellers, conteúdos para concursos públicos são alguns dos temas que estarão disponíveis na Dorinateca. A Fundação Dorina Nowill para Cegos, responsável pelo projeto, acredita que a plataforma digital poderá fazer a diferença na vida das mais de 6,5 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência visual no Brasil.