Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de setembro de 2015

Pesquisa destaca boas práticas de articulação entre escolas e a rede de proteção à infância

por

No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemora 25 anos e, ao mesmo tempo, o país enfrenta graves situações de violação de direitos, a Associação Cidade Escola Aprendiz, OSCIP que atua na promoção da Educação Integral e no desenvolvimento de Cidades Educadoras, lança o material “Escolas em Rede: Experiências de articulação e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, com o apoio da CCR, da Demarest Advogados e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Formado por uma publicação online e impressa* e um filme, o material apresenta práticas de 15 Escolas Municipais de São Paulo, que tiveram êxito na articulação com o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). O objetivo é que as estratégias para a plena garantia dos direitos da infância e da juventude sejam estabelecidas a partir de um trabalho em rede.

*As cópias impressas (de distribuição gratuita) podem ser retiradas na sede da Cidade Escola Aprendiz a partir de outubro

Segundo Agda Sardenberg, coordenadora de programas da Cidade Escola Aprendiz, a pesquisa destaca a atuação das escolas nos territórios em que estão inseridas. “A escola promove o acesso à educação que, por si só, já é um direito fundamental, além de ser um dos poucos equipamentos locais que, dada sua natureza, tem a oportunidade de acompanhar permanentemente  a vasta maioria de nossas crianças, adolescentes e jovens. Essa proximidade permite que a escola identifique com mais facilidade os interesses e necessidades deste público, assim como possíveis sinais de violação dos seus direitos”, ressalta.

Conheça as escolas participantes

Cieja Aluna Jéssica Nunes Herculano (Cieja Butantã)
Cieja Campo Limpo
EMEF Anexa ao Educandário Dom Duarte
EMEF Deputado João Sussumu Hirata
EMEF Desembargador Amorim Lima
EMEF Doutor José Dias da Silveira
EMEF Padre Aldo da Tofori
EMEF Presidente Campos Salles
EMEF Professor Olavo Pezzotti
EMEF Professora Cândida Dora Pino Pretini
EMEF Professora Isabel Vieira Ferreira
EMEF Professora Mara Cristina Tartaglia Sena
EMEF Professora Maria Alice Borges Ghion
EMEF Professora Maria Antonieta D’Alkimin Basto
EMEF Solano Trindade Rua Gabriel de Carvalho

Nesta perspectiva, Agda defende que o trabalho em rede é fundamental para garantir uma formação integral do estudantes e enfrentar os desafios inerentes às condições de vida. “A publicação deixa claro que é a partir de uma relação de confiança entre as escolas, os equipamentos do Sistema de Garantia e os demais agentes educativos, que se torna possível desenvolver estratégias integradas essenciais para a plena garantia de direitos desses indivíduos.”

Para o Aprendiz, a relação escola-território é essencial para o enfrentamento das violações e para a promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. Fora dos muros da escola, o território e a cidade oferecem ainda inúmeras oportunidades educativas que, quando incorporadas ao itinerário formativo dos estudantes, fazem da aprendizagem um caminho mais rico em interações e, portanto, mais efetivo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×