Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de outubro de 2015

No mês das crianças, Centro Cultural da Juventude realiza exposição sobre a infância

por

No mês das crianças, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) lança, no próximo dia 7 (quarta-feira), a exposição Por uma infância brincante. Organizada pelo grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais, o evento ocupará o CCJ até o dia 31/10 com rodas de conversa, oficinas, brinquedos e brincadeiras.

Baseada em experiências que o grupo vivenciou nas periferias de São Paulo, as fotos ampliadas e montagens interativas expostas mostram a beleza da infância e valorizam a cultura infantil com cores, música e respeito.

No dia da abertura, 7/10, haverá um coquetel a partir das 19h30, na área de convivência do CCJ. No mesmo dia, no Espaço Sarau, acontece uma roda de conversa para falar sobre os temas infância, periferia, cultura e brincar, que terá a presença de Ana Elisa Siqueira (diretora da EMEF Amorim Lima); Eduardo Silveira Netto Nunes (Doutor em História Social pela USP); Irene Quintáns (diretora da Red OCARA); Marcos Boldarini (arquiteto e urbanista – Intervenções em Assentamentos Precários); e Rosângela Macedo (artista da cultura popular e periférica). 

Durante a exposição, sempre às terças (14h30) e às quintas-feiras (10h30), acontecerão oficinas de brinquedos e brincadeiras das periferias, que são gratuitas e não precisam de inscrição. Nelas haverá confecção de pipa e ioiô e brincadeiras como peão e bolinha de gude, entre outros.

No domingo, dia 11/10, ás 15h, haverá show da Banda Paralela, que resgata a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. A partir das 16h, o grupo Festa do Rei promove um cortejo musical com cantigas de roda, ciranda, versos e brincadeiras populares. Às 17h, haverá contação de histórias, lendas e canções rituais dos ancestrais indígenas.

Para encerrar o evento, no dia 31/10, a exposição sairá do CCJ e irá para a comunidade do Córrego do Bispo, local onde foram clicadas as fotos. Das 10h ao meio dia, haverá apresentações artísticas e brincadeiras com grupos convidados.

Serviço
Por uma infância brincante
Data:
de 7 a 31/10
Local: Centro Cultural da Juventude (Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP)
Horários: de terça-feira à sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×