Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de outubro de 2015

Rio São Francisco e suas comunidades ribeirinhas são tema de mostra em Belo Horizonte

por

Em parceria com a Unimontes, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) percorreu durante três anos a parte navegável do rio São Francisco,  identificando os bens culturais da região e promovendo o registro de seu patrimônio imaterial.

De forma colaborativa, que levou em conta a participação da comunidade, técnicos do Instituto pesquisaram lugares, celebrações, formas de expressão, saberes e fazeres representativos das comunidades ribeirinhas. Partindo de Pirapora e terminando em Manga, a equipe percorreu 17 cidades que margeiam o curso navegável do São Francisco.

Com base nessa pesquisa, denominada Inventário Cultural, serão realizadas diversas atividades em Belo Horizonte a partir deste sábado (24/10). Neste dia, a instalação “Alameda São Francisco: o Rio inunda a Cidade” será aberta ao público na alameda central da Praça da Liberdade.

De 24 a 31/10, os espaços que integram o Circuito Liberdade receberão eventos sobre a cultura das comunidades ribeirinhas do rio São Francisco.
Crianças brincam no rio São Francisco.

Durante a mostra, o Espaço do Conhecimento UFMG exibirá uma série de imagens do inventário cultural do São Francisco, das 19h às 23h, na ação “Tradições do São Francisco na Fachada Digital”.

Os espaços que integram o Circuito Liberdade também receberão eventos sobre o tema, como o Museu das Minas e do Metal, onde acontece o lançamento da publicação “Caderno do Patrimônio Imaterial: Inventário Cultural do Rio São Francisco” (dia 24/10 às 10h), que contará com a participação da comunidade que participou da pesquisa. Ali, seis mestres do Vale do São Francisco dialogarão com o público sobre seus bens culturais, como a produção de redes de pesca, de viola e a pintura corporal indígena, entre outros.

Logo depois, um tradicional grupo de percussão da região chamado Batuque de Ponto Chique conduzirá o público em um cortejo do museu à Praça da Liberdade. No mesmo local, o grupo de dança Terno dos Temerosos, de Januária, se apresenta às 10h do domingo (25/10). Para encerrar as homenagens a um dos mais célebres cursos d’água do Brasil, o grupo teatral Ponto de Partida apresentará o espetáculo “Mineiramente” às 20h do sábado (31/10), no Circuito Liberdade.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×