Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de outubro de 2015

MPT na Escola premia iniciativas que alertam para os riscos do trabalho infantil

por

Da Redação Promenino Fundação Telefônica, com informações do Ministério Público do Trabalho no Ceará.

Levar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) às salas de aula e conscientizar meninos e meninas sobre os riscos do trabalho infantil são objetivos centrais do Prêmio MPT na Escola, também conhecido como Peteca, realizado pelo Ministério Público do Trabalho. Esta é a primeira edição nacional do projeto, que contou com a participação de representantes das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Leia mais
+MPT na Escola leva aos professores, alunos e comunidades o debate sobre o trabalho infantil
+Prêmio Peteca: uma seleção de pinturas e vídeos, feitos por estudantes cearenses, sobre os direitos da criança e do adolescente

São quatro as modalidades avaliadas: conto/poesia, esquete teatral, música e pintura. Todas estão relacionadas aos direitos da infância, com foco nas causas e consequências das piores formas de trabalhonesta etapa da vida – que deve ser dedicada aos estudos, às brincadeiras e ao desenvolvimento integral.

Duas escolas do Ceará e duas de Minas Gerais venceram os quatro módulos da premiação. Cada ganhador vai receber R$ 50 mil, divididos entre os alunos, a escola, o coordenador municipal do projeto e o professor.

Além de ser um reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos estudantes, professores e coordenadores, o prêmio “é também incentivo para adesão de outros parceiros ao projeto”, afirma Antonio de Oliveira Lima, procurador do Trabalho no Ceará e idealizador do MPT na Escola.

Para Lima, trata-se, também, de um momento de integração dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A participação de conselhos tutelares e órgãos de assistência social é muito importante para formarmos uma rede sólida e eficaz de proteção à infância”, ressalta.

“Os professores se dedicaram e conseguiram engajar toda a comunidade escolar e as famílias dos alunos”, conta a coordenadora do projeto no município de Patrocínio (MG), Julieny Maria de Souza. Sobre a premiação, ela afirmou à reportagem do MPT: “A sensação é de missão cumprida. As escolas vencedoras são exatamente da zona rural, onde há maior incidência dos casos. Isso me deixa muito feliz, pois significa que o trabalho está chegando da forma correta.”

Confira os projetos selecionados na reportagem do MPT-CE e as notas oficiais no site oficial do MPT na Escola.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×