Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de novembro de 2015

Cultura: encontro literário espalha arte por São Paulo até domingo

por

O primeiro Encontro Mundial da Invenção Literária (Emil) será realizado em 35 espaços da cidade de São Paulo, entre os dias 12 e 15/11. Os locais escolhidos – 25 livrarias e 10 equipamentos públicos como bibliotecas, teatros e centros culturais – receberão 200 horas de cultura e muita programação gratuita.

Visando criar uma relação entre professores e livrarias, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo distribuirá quase 80 mil Vouchers Educadores para os profissionais da rede pública (professores, gestores, corpo técnico e de apoio), que disponibilizará R$ 50 para serem usados em livrarias da ANL até o final de 2015.

Organizado em parceria entre a Academia Paulista de Letras (APL), a Câmara Brasileira do Livros (CBL) e a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Emil pretende estimular o hábito de leitura em todas as idades, ampliando o poder educacional da literatura e valorizando o papel de professores e livreiros como agentes de incentivo à cultura e de difusão do livro.

“O Emil visaconstruir, articular e potencializar o incentivo à leitura, entendendo-a no seu sentido mais amplo, como um processo de compreensão abrangente da realidade e que se apresenta em várias linguagens. A leitura vai, portanto, além do texto, e começa ainda antes do contato com ele. Processo dinâmico, ler implica diálogo entre o leitor e o objeto lido, seja este um texto escrito, uma paisagem, uma canção, ou, o próprio cotidiano que nos envolve”, afirma Luiz Torelli, presidente da CBL.

A programação contará com a participação de 100 escritores nacionais e 10 estrangeiros, que abordarão a literatura de diversas formas, como mesas de criação e leitura, saraus e sessões de contação de histórias.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×