Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de novembro de 2015

Pela internet, jovens pedem apoio da comunidade para ocupações de escola

por

Nos últimos dias, espalharam-se mais de duas dezenas de novas ocupações de escolas pelo estado de São Paulo. Capitaneadas por estudantes que se insurgiram contra a maneira com que o fechamento das escolas foi feita pela Secretaria de Educação, os jovens têm dado uma aula de democracia e valorização da educação como espaço público de debate, reafirmando o papel que estes lugares ocupam em seus territórios. Até o momento, estima-se que 25 unidades escolares estejam sob controle estudantil, mas o número cresce a cada hora.

No Facebook, páginas como O Mal Educado e Não Fechem Minha Escola tem servido como ponto focal de repasse de informações sobre ocupações, desocupações e novos desenvolvimentos na situação. Para facilitar a divulgação de informação, foram criadas plataformas onlines e mapas virtuais com a localização e situação de cada escola. E é justamente por essa plataforma digital que os estudantes têm pedido auxílio à suas comunidades e àqueles que acreditam na luta pela educação de qualidade.

Estudantes querem comunidade envolvida nos protestos contra reoorganização
Mapa detalha situação de cada escola ocupada por estudantes e quais são as suas as principais necessidades.

Clicando no link do Escolas Estaduais Ocupadas em SP #OcupaEscola é possível ver a data da ocupação, a situação da reintegração de posse, a localização e as necessidades urgentes – que vão desde mantimentos até presença, vigília e atividades culturais e educativas.

Para esta quinta-feira (19/11), estudantes ocupados na E.E. Diadema, a primeira escola ocupada no estado, convocam um dia nacional de lutas em defesa da educação. “Organize manifestações de rua, na frente das ocupações já existentes, assembleias e novas ocupações em suas escolas! Vamos espalhar a luta em defesa da educação para todo estado e todo Brasil!”, afirma a convocatória.

Entenda

No dia 23/9, a Secretaria de Educação divulgou a reestruturação da rede pública estadual de ensino, que prevê que, em 2016, as escolas atenderão apenas um ciclo de ensino (fundamental I, II ou médio). No dia 28/10, o governo anunciou que 94 escolas serão fechadas, ocasionando a transferência de 311 mil estudantes de um total de 3,8 milhões de matriculados e 74 mil professores.

“A reorganização escolar só serve para lotar salas de aulas e diminuir o número de professores. Se tem escolas e salas de aula ociosas, porque o Alckmin não reduz o número de alunos por sala ao invés de fechar escolas?”, argumenta estudante anônima da E. E. Fernão Dias, em entrevista ao Centro de Referências em Educação Integral.

A chamada reorganização da rede pública de ensino do estado é feita, segundo a Secretaria de Educação, para adequar a demanda de escolas com a diminuição do número total de alunos na rede. O processo, feito sem diálogo com a comunidade, gerou protestos e revoltas desde antes do anúncio de quais escolas seriam fechadas.

“Um estudante que está na escola do bairro A pode ser transferido para o meio do bairro B. Quando você troca de bairro, pode não se sentir incluído; as pessoas serão obrigadas a trocar de escola na marra. Isso é muito ruim e afeta diretamente a qualidade do ensino”, afirmou a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×