Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de janeiro de 2016

Em busca de inserção social, refugiados ministram cursos de línguas em São Paulo

por

Durante as férias de janeiro, os moradores de São Paulo terão uma oportunidade rara de aprender quatro diferentes idiomas (árabe, francês, inglês e espanhol) com professores refugiados de países como Síria, Senegal e Chile.

O curso intensivo de idiomas e culturas ministrados por refugiados faz parte de uma iniciativa da BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes), espaço que oferece aulas de português e cultura brasileira para os imigrantes que chegam diariamente à maior cidade do Brasil.

Segundo Palene Paulino, assistente administrativa da biblioteca, a maioria dos refugiados acolhidos pela iniciativa chegam com excelente bagagem acadêmica e conhecimentos gerais, mas seguem enfrentando dificuldades para se inserir no mercado de trabalho por conta da falta de domínio da língua local. “É muito difícil chegar a um país totalmente desconhecido, com outra língua e outra cultura. Muitos dos que vêm já estão formados e não se sentir útil é ruim para qualquer pessoa”, observa.

Aulas de línguas serão ministradas pelos próprios refugiados.
Aulas de línguas serão ministradas pelos próprios refugiados.

Ela afirma ainda que o curso é uma maneira criativa e inovadora de proporcionar uma visão ampliada da cultura de diversos povos do planeta.  “Além de aprender outra língua, os alunos poderão trocar vivências e experiências com os refugiados. De ambos os lados, há muito a se conhecer.”

O curso, que acontece na sede da BibliASPA (rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília), terá aulas com ênfase na comunicação sobre temas do cotidiano, como transporte, culinária, comércio, turismo e negócios. Para tanto, serão utilizados filmes, músicas, aulas expositivas e debates sobre temas relacionados à cultura árabe, entre outras atividades.

Haverá duas possibilidades de turmas para cada idioma: uma com aulas às terças, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30; e outra com aulas aos sábados, das 14h às 18h. As aulas começam no dia 12/1 e prosseguem até 13/2. A inscrição custa R$ 400 e estão abertas até o início das aulas ou enquanto houver vagas.

As inscrições podem ser feitas virtualmente ou através do e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (11) 99609-3188 (de terça a sábado, das 10h às 19h).

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×