Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 11 de janeiro de 2016

Crianças que estudam na Vila Madalena produzem vídeo sobre a história do bairro

por

do VilaMundo.

Desenhos infantis e fotografias são apresentados ao som da música “Vou Vivendo”, de Pixinguinha, em um vídeo que conta a história da Vila Madalena por meio da perspectiva de crianças que estudam no bairro. O projeto foi realizado por alunos do Colégio Oswald de Andrade, que cursam o terceiro ano do ensino fundamental, e exibido em uma mostra cultural promovida pela escola no fim do ano letivo de 2015.

VilaMadalena

O vídeo traz a trajetória do bairro desde a época em que possuía vários morros com trilhas e era ponto de passagem de índios e jesuítas. Além disso, explica a origem do nome Vila Madalena e exibe informações sobre o processo de ocupação da região até chegar aos dias atuais. Imagens mostram o processo de pavimentação das ruas, assim como o surgimento de comércios, galerias de arte, bares e restaurantes, espaços que hoje garantem a identidade artística e boêmia da Vila Madalena.

Para que conseguissem construir este registro histórico, os estudantes realizaram pesquisa documental, entrevistaram uma pesquisadora, fizeram trabalho de campo e exploraram imagens e relatos antigos. Assista ao vídeo:

 

Leia mais sobre Cidade para Crianças
+ Publicação traz visão das crianças sobre bairro do centro de São Paulo
+ Retrospectiva 2015: O desafio de construir uma Cidade para Crianças
Largo da Batata ganha espaço lúdico permanente dedicado às crianças
Escola estimula mobilidade a pé e promove aprendizagem de crianças no território

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×