Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de janeiro de 2016

BH: Contra proibições na cidade, ativistas propõem “churrascão e isoporzaço” na Praia da Estação

por

Na última terça-feira (12/1), a prefeitura de Belo Horizonte publicou decreto proibindo o uso de churrasqueiras, grelhas, caixas de isopor e quaisquer utensílios que gerem fogo ou chama nos espaços públicos da capital mineira. Agora, a prática – muito comum em dias de jogos de futebol, festas ao ar livre e em bloquinhos de carnaval – estará sujeira a multa de quase R$1.200 e apreensão do material.

Em reação contrária ao Decreto 16.203/2016, um grupo de ativistas promete realizar um “churrascão e izoporzaço” no próximo sábado (16/1), a partir do meio-dia, na Praia da Estação (como foi rebatizada a Praça da Estação, na região central de BH). Os ativistas reclamam que a regra foi decretada de maneira arbitrária e sem consulta à população, além da suspeita de que o poder público estaria favorecendo empresários de uma determinada marca de cerveja, camarotes e produtoras “que querem privatizar o carnaval de rua” local.

“Ocupemos o espaço público e bora construir a cidade que queremos com churrasqueira, izoporzin, piano e também se divertindo”, afirmam os organizadores. Na descrição do evento, que já conta com mais de mil confirmados, a organização diz que são bem-vindas “churrasqueiras portáteis para cada grupo de amigos” e “isopor de todos os tamanhos, cores e formatos”.

O encontro marcará ainda o aniversário de seis anos da Praia da Estação, que surgiu após decreto da prefeitura que proibia o bloqueio de logradouros públicos, em 2010. Desde então, a Praia se consolidou como espaço de manifestação cultural e política na capital mineira.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×