Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de fevereiro de 2016

Quer transformar SP? Curso convida cidadãos a se tornarem agentes socioambientais

por

“Um chamado para uma nova forma de perceber o meio urbano e, juntos, encontrarmos maneiras de transformar nossa cidade”. Essa é uma das formas pela qual se define o curso de Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, que está com inscrições abertas para sua 13ª turma.

Realizado pela Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), como parte do Programa Carta da Terra em Ação, o curso visa reunir pessoas de diversas áreas que queiram agir e solucionar os problemas de uma cidade como São Paulo, de maneira sustentável, educativa e promotora de qualidade de vida.

O curso é estruturado em ciclos de aprendizagem, que se desenvolvem através do diálogo coletivo, do compartilhamento de saberes e experiências, além do aprimoramento de ferramentas e conhecimentos. Os ciclos são: “Bases para a atuação socioambiental”, “A cidade de São Paulo”, “Ferramentas para atuação socioambiental”, “Experiências para atuação socioambiental” e “Práticas integrativas”.

Os ciclos se misturam ao longo do processo, trazendo temas como cidade educadora, mobilidade urbana, água e energia, economia solidária, mapeamento, desenvolvimento sustentável, plano diretor, zoneamento, parques urbanos e complexidades da cidade, entre outros. A ideia é criar um repertório amplo da gramática urbana e possibilitar a ação sobre este espaço. Espera-se que, com isso, ao longo do curso, o participante desenvolva uma ação socioambiental em seu território.

Para Lia Salomão, coordenadora do curso, um dos grandes destaques da Formação é essa dimensão ampliada da Educação Ambiental, que chama seus agentes para o protagonismo e a transformação do espaço urbano. Entre as ações já realizadas, ela destaca uma senhora que fazia inserções numa rádio comunitária sobre a Carta da Terra e sustentabilidade e um documentário de memória sobre o Jardim Damasceno, na zona norte da capital.

“Já são mais de 500 pessoas formadas desde 2009 atuando por uma cidade mais sustentável e educadora. Acreditamos que a Formação é um passo muito importante na consolidação de uma rede de sustentabilidade na cidade, que vise transformar o espaço urbano e pensar sobre ele”, afirma Lia, que lembra que as turmas geralmente são bastante heterogêneas e representativas da diversidade paulistana.

O curso começa dia 05 de abril e se encerra em 7 de julho deste ano, sempre às terças e quinta-feiras, das 18h30 às 22h, totalizando 100 horas de carga horária. A inscrição pode ser feita até 20/3 e os aprovados serão divulgados até o dia 25. As aulas serão realizadas na sede da Umapaz, na Av. Quarto Centenário, 1268, no Parque do Ibirapuera, Portão 7A – São Paulo, SP. Inscreva-se no curso de agentes socioambientais por aqui. Para conferir a programação completa, acesse o blog do Carta da Terra.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×