Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 26 de fevereiro de 2016

Aberto para consulta pública, Plano Municipal de Cultura busca reduzir desigualdades de São Paulo

por

Uma política de Estado para a cultura, que supere a transição de governos, e tenha base social, com participação, controle e promoção. Essa é uma das principais razões que sublinha a necessidade do Plano Municipal de Cultura (PMC) de São Paulo, que teve seu lançamento realizado nesta quinta-feira (26/2), no Centro Cultural São Paulo (CCSP), diante de um auditório lotado de produtores culturais, artistas e da sociedade civil em geral.

Aos moldes de um Plano Diretor, que orienta o desenvolvimento da cidade, o PMC deve reger a maneira com que São Paulo vai encarar os direitos culturais dos paulistanos para os próximos dez anos, focando em difusão, promoção e garantia de espaços coletivos de cultura.

“Eu vejo nessas exposições, nesses saraus, nessas pessoas aqui presente, o desejo de ver nossa arte e nossa produção espalhada por toda cidade. De que os artistas possam viver de maneira digna. Esse é o tempo da cultura”, cineasta Tata Amaral, durante o debate “Imaginários da Cultura”.

Alicerçado nas Conferências Municipais de Cultura de 2004, 2009 e 2013, e em diagnóstico realizado pela Secretaria de Cultura, o Plano segue agora para consulta pública geral e temática (confira cronograma ao fim da matéria), antes de ser finalizado e se tornar projeto de lei, para ser votado na Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito. A primeira versão do projeto, na forma de uma caderno de metas, pode ser conferida online pelo site do Plano Municipal de Cultura.

Ele está estruturado em cinco eixos temáticos (Estado e Participação Social, Infraestrutura Cultural, Patrimônio Cultural e Memória, Diversidade Cultural e Economia da Cultura), que deverão ser executados a partir de metas de curto (um ano), médio (cinco anos) e longo prazo (dez anos). A ideia é que as ações, distribuídas entre estes eixos, mobilizem 2% da verba da cidade.

Promover a cidadania cultural

Ao mostrar o mapa de São Paulo, o secretário de Cultura, Nabil Bonduki (PT) constatou a desigualdade da disponibilidade dos 178 equipamentos culturais pela malha urbana. Sé, Pinheiros, Lapa e Vila Mariana, concentram um grande número de espaços públicos destinados às artes e culturas, enquanto diversas outras subprefeituras e distritos inteiros, não possuem um sequer.

“Cultura para nós é tudo que somos. E nós queremos igualdade. Nós não aceitamos que bandeirantes, assassinos, sejam homenageados pela cidade. É por aí que começa a mudança. Nossa luta é por respeito, mas antes de tudo, por ter nosso território respeitado”. David Martins, liderança Guarani Mbya, da aldeia Tenondé Porã, em São Paulo, durante o debate “Imaginários da Cultura”.

“A cultura nunca formou uma rede tão extensa como a educação e a saúde, que apesar das dificuldades, estão mais capilarizadas pela cidade”, considera Bonduki, para quem há cada vez mais uma noção da necessidade da garantia dos direitos culturais. Segundo ele demonstrou, a prefeitura tem focado em descentralizar a oferta de shows e oportunidades de cultura, mas ainda é pouco perto do abismo existente entre territórios do município.

Para o Secretario de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc), Guilherme Varella, o PMC é um passo importante para garantir que a cultura ganhe centralidade na promoção de políticas públicas e consiga superar o paradigma paralisante da crise. “A formulação desse plano é um marco para a cultura desse país, tanto na garantia da cultura por territórios, quanto na promoção de direitos culturais, na maneira participativa como é criada e na concepção a longo prazo. A cultura tem necessidades. O Estado precisa estar à altura de respondê-las”, afirmou.

Presente à cerimônia, o prefeito Fernando Haddad (PT), convidou todas as secretarias da cidade a se “culturalizarem”, lembrando do convite feito pelo ex-secretário de Cultura, Juca Ferreira, atual Ministro da mesma pasta, ao assumir a Secretaria municipal. “A gente tem que culturalizar os equipamentos para transformar os olhares para a cidade, vê-la de maneira mais humana e prazerosa”, contemplou.

“Eu enxergo uma cidade sensível, porosa, onde a arte deixe de ser decorativa nas escolas, mas seja central. Uma cidade com transparência, em que os grupos de periferia tenham fomento garantido e acessem os fundos municipais. Onde sejam protagonista e produtores de suas artes”. Gal Martins, diretora do grupo de dança Sansacroma, que atua no extremo sul de São Paulo.

“Quando a gente assumiu a prefeitura, até artista de rua era proibido, os Centro Educacionais Unificados (CEUs) eram só escolas. Hoje a gente têm feito um esforço para torná-lo um ambiente de encontro, de desinstitucionalização, de interssetorialidade”, declarou Haddad.

Segundo ele, a alternância de planos de governo de quatro em quatro anos é uma tragédia para o setor da cultura. “Daí a importância da população e da sociedade civil se apropriar do plano“, ressaltou o prefeito, que também prometeu, neste ano, o lançamento de 20 salas de cinemas públicos, como parte dos esforços da recém criada SPCine.

Para acompanhar o processo participativo do Plano Municipal de Cultura, acesse osite da iniciativa. E confira abaixo as etapas participativas.

(A foto que ilustra essa matéria é da Leon Rodrigues/SECOM)

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×