Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de março de 2016

Secundaristas pedem apoio para denunciar violência policial em órgão de direitos humanos

por

Com a intenção de denunciar a violência policial e a criminalização de estudantes que ocuparam mais de 200 escolas em São Paulo e protestaram contra a reorganização escolar proposta pelo governo estadual, secundaristas irão até a sede da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washington (EUA), no próximo dia 7/4.

Entre as situações violentas pelas quais jovens e suas famílias, professores e apoiadores passaram durante o período das ocupações estão ameaças e intimidação verbal e física dentro das escolas, prisões arbitrárias, agressões físicas e psicológicas e perseguições nas ruas do entorno.

Uso de armas letais para intimidar e bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para reprimir manifestações também constam no dossiê que o Comitê de Mães e Pais em Luta, em parceria com a ONG internacional Artigo 19, enviou à CIDH. O documento ainda pediu a realização de uma audiência temática para o órgão.

A audiência contará com a presença de três estudantes secundaristas que integram o Comando das Escolas em Luta e uma advogada que acompanhou a luta dos estudantes desde o início. Para viabilizar a ida desse grupo à capital estadunidense, foi lançada uma campanha de crowdfunding que vai arrecadar fundos para bancar passagens aéreas, alimentação e hospedagem por três dias. Também está prevista remuneração simbólica de uma equipe que produzirá material audiovisual a ser apresentado na audiência.

“O Estado brasileiro, que estará presente na audiência, será constrangido internacionalmente para que respeite os compromissos de direitos humanos, tomando medidas concretas para garantir o direito à educação, direito à liberdade de expressão e combate à violência policial”, apontam os organizadores na descrição da proposta.

Contribua!

(Foto de Marcos Santos / Jornal da Usp)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×