Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de abril de 2016

Prêmio valoriza iniciativas que promovem a participação social infantil

por

Estão abertas, até o dia 30/5, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. Organizado pelo Cecip – Centro de Criação de Imagem Popular, a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos de impacto com participação social ativa de crianças de até 12 anos no Brasil.

“Compreendem-se como processos de participação infantil aqueles que incluem as crianças em uma ou mais etapas de sua elaboração e desenvolvimento, garantindo-lhes espaço e autonomia para expressarem ao seu modo suas opiniões e tomarem parte nas decisões, desenvolvendo assim seu papel como cidadãs ativas, em diálogo e interação com os adultos.”

Direcionado à organizações públicas e privadas com atuação na área e que desenvolvam iniciativas de promoção de autonomia e valores democráticos na tomada de decisões, o prêmio irá selecionar três projetos, sendo que o vencedor receberá R$ 10.500.

“Essa ideia muda a concepção tradicional que considera as crianças como seres passivos, sem opinião, sem propostas ou vontade própria, que devem aguardar algum momento num futuro distante para se tornarem cidadãos e, só então, poderem participar ativamente da sociedade. Incluir a participação de crianças é percebê-las como pessoas completas, competentes, curiosas e criativas, capazes de agir no momento presente de suas vidas”, afirma a descrição da premiação.

As instituições interessadas poderão apresentar até dois projetos com temáticas como família, moradia, educação, saúde, comunidade, bairro, cidade e país.

Realizado pela primeira vez em 2014, o prêmio contou com 85 inscrições e foi vencido pelo projeto Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, do Ceará.

Para saber mais, ler o edital e se inscrever, acesse a página do Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil.

(Com informações do Catraquinha. A foto é de Universo Produção via Flickr/Creative Commons)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×