Criar na cidade

Cidade para crianças: MASP realiza oficinas de desenho para o público infantil

Em mais uma mostra de que a cidade deve ser feita e pensada para as crianças – e que, por sua vez, os equipamentos públicos devem estar preparados para receber essa faixa etária da população -, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) realizará, a partir do próximo final de semana, oficinas de desenhos para o público infantil.

As aulas serão ministradas por 14 artistas atuantes no cenário brasileiro, com obras no acervo do museu e também na exposição Histórias da Infância, em cartaz até o dia 31/7. Gratuitas, as oficinas terão duração de dois dias, acontecendo sempre aos sábados e domingos, das 15h às 17h. As crianças interessadas devem se inscrever e terão livre acesso ao museu nos dias das oficinas, junto com um adulto acompanhante.

Entre os artistas participantes, estão Rivane Neuenschwander, Cinthia Marcelle, Lais Myrrha, Paulo Nazareth, Nicolás Robbio, Ibã Huni Kuin + Bane Huni Kuin + Mana Huni Kuin + Amilton Mattos, Thiago Honório, Marcius Galan, Beatriz Milhazes, Yuri Firmeza, Thiago Martins de Melo, Laura Lima, Jarbas Lopes e Ernesto Neto (a confirmar).

Confira a programação das próximas oficinas:

Oficina de desenho: Histórias da infância, com Rivane Neuenschwander
Para crianças de 5 a 8 anos
Dia 30 de abril e 1 de maio, das 15h às 17h

Rivane Neuenschwander abordará a ideia de assombração. Ela utilizará materiais e técnicas que se relacionam com o espectral, a revelação, o des/aparecimento, o segredo e o disforme.

Oficina de desenho: Histórias da infância, com Cinthia Marcelle 
Para crianças de 7 a 10 anos
Dia 7 e 8 de maio, das 15h às 17h

A oficina reúne um conjunto de dinâmicas lúdicas (individuais e coletivas). Toma como base o desenho de linha e tem como objetivo a invenção/desconstrução de imagens a partir dos conceitos de figuração e abstração.

Oficina de desenho: História da infância, com Lais Myrrha
Para crianças de 8 a 12 anos
Dia 14 e 15 de maio, das 15h às 17h

A partir de dois passeios pelo MASP, um em cada dia da oficina, as crianças serão convidadas a realizarem exercícios narrativos e cromáticos, em torno de algumas obras do acervo, por meio do desenho.