Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de maio de 2016

Como parte da Virada Cultural, performance Entre Saltos acontece no Ipiranga

por

Como parte da Virada Cultural, que acontece neste final de semana em São Paulo, uma performance no bairro do Ipiranga homenageará a força e a beleza das mulheres, utilizando detalhes do universo feminino para colorir as ruas do bairro.

A intervenção urbana Entre Saltos, que sairá do Sesc Ipiranga às 18h30 do sábado (21/5), propõe uma reflexão sobre a relação das mulheres com a cidade e, mais profundamente, do espaço da mulher na sociedade contemporânea. A performance, que já aconteceu em outras cidades do país, também pretende reafirmar a rua como espaços de experiência, memória e afetividade para as mulheres.

Pesquisa que será divulgada pela ActionAid nesta sexta-feira (20/05) mostra que 86% as mulheres brasileiras já sofreram assédio em público em suas cidades. Os dados são publicados no lançamento do Dia Internacional de Cidades Seguras para as Mulheres, uma iniciativa da organização para chamar a atenção para os problemas de assédio e violência enfrentados pelas mulheres nas cidades de todo o mundo.

Criada pelo Coletivo Pi, a ação se dá em forma de uma caminhada – nela, os participantes andam com um sapato de salto alto no pé e outro na mão, enfatizando o equilíbrio e desequilíbrio enfrentados pelas mulheres nos espaços públicos da cidade, e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida.

Ao final da caminhada, os participantes constroem poeticamente uma instalação em um dos espaços públicos do bairro com os sapatos utilizados, deixando um rastro dessa caminhada.

A intervenção é aberta para pessoas comuns. Para participar é necessário se inscrever na oficina preparatória, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, das 19h às 22h no próprio Sesc Ipiranga. Durante a atividade, serão expostos conceitos sobre intervenção urbana, provas de figurinos e preparação para a caminhada pela cidade. Os únicos requisitos são participar dos dois dias de oficina e trazer um par de sapatos de salto alto preto para ser usado e que possa ser doado para compor a instalação. As atividades são gratuitas e o figurino é de responsabilidade do Coletivo PI.

Para participar é preciso enviar um e-mail para [email protected] com o título “Inscrição Entre Saltos”, e no corpo do texto colocar os seguintes dados: nome, RG, idade, número do manequim e telefone para contato. Também é possível fazer a inscrição pessoalmente na unidade do Sesc Ipiranga, na área de atendimento, levando o RG.

Serviço: Entre Saltos

Oficina de Intervenção Urbana
Data: 19 e 20 de maio (quinta e sexta-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: Sesc Ipiranga, sala 04 (Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga/SP)

Intervenção urbana
Data: 21 de maio (sábado)
Saída: 18h30
Local: Sesc Ipiranga

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×