Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de junho de 2016

CEUs da zona oeste organizam 2ª Jornada pela Democracia para discutir educação e mídia

por

A Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá, em conjunto com cincos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da zona oeste paulistana (Pêra Marmelo, Perus, Parque Anhanguera, Vila Atlântica e Jaguaré), com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) do Pêra Marmelo e com o apoio das Secretarias de Educação, Cultura e Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e dos Jornalistas Livres, realiza neste mês de junho a 2ª Jornada pela Democracia “Educação, mídia e Democracia”.

Entre segunda (6) e sexta-feira (10) da próxima semana, os CEUs e a Biblioteca Brito Broca, em Pirituba receberão uma série de atividades e debates que irão discutir a democratização das comunicações. Se valendo de expressões artísticas libertárias, do Hip Hop e das linguagens periféricas e contando com a presença de muitos convidados, as Jornadas irão discutir mídia, educação e sociedade em diversos debates. Além disso, na quinta-feira, o entorno do CEU Pêra Marmelo será tomado por um Cortejo da Educação Infantil e das Múltiplas Linguagens e será realizada uma formação para professores na Biblioteca Brito Broca.

Meire Souto, Coordenadora do Núcleo de Educação do CEU Pêra Marmelo, conta que a Jornada surgiu em maio deste ano, como uma resposta ao cenário político do país, e deve se manter nas cinco unidades com um calendário bimestral. “Conversamos entre os cinco CEUs e decidimos fazer uma ação, tanto pros alunos, quanto pros professores. Com essa conjuntura que estamos vivendo, temos que dialogar. Não há uma única verdade”.

Segundo ela, é necessária munir os estudantes e professores de ferramentas para realizarem uma leitura crítica dos eventos políticos, midiáticos e sociais que estão em curso.

“Conversando com os alunos, vimos que muitos achavam que a mídia era isenta, quando a gente sabe que não é o caso. Resolvemos fazer uma oficina de fanzines, para que eles produzissem a informação deles e distribuíssem na abertura da semana. Dos 120, metade fez um apoiando a visão da mídia e outros contra”, ressalta.

Confira abaixo a programação completa e participe da II Jornada Pela Democracia.

CEUs

Exibindo 2ª Jornada para a Democracia-2.jpg

Exibindo 2ª Jornada para a Democracia-2.jpg

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×