Transformar a cidade

Festival de cinema sobre mobilidade e segurança viária está com inscrições abertas

“Temos medo de andar pela cidade. Esta é a triste realidade constatada em pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o bem-estar em seus 34 países-membros. Este fenômeno, no entanto, é mundial. A associação entre insegurança e espaço público é hoje uma incômoda novidade. O que houve para que perdêssemos parte do prazer de caminhar por nossas cidades?”.

É assim, perguntando, que o 1º Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança Viária, o Mobifilm, anuncia sua chegada, que pretende discutir a questão da mobilidade para combater a violência viária e superar a tragédia do trânsito. Afinal, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o quarto país em que mais se morre nas ruas e estradas. Só em 2010, foram 42 mil mortes. Isso sem computar as indiretas, causadas pela poluição e pelo sedentarismo.

O evento acontecerá entre 12 e 14 de agosto deste ano, no Centro Cultural São Paulo. No primeiro dia, haverá um seminário internacional sobre o tema e nos demais serão exibidos os filmes selecionados nas oito categorias: Animações; Vídeo-cidadão; Escolares; Universitários; TVs; Independentes; Oficiais; Publicidade. Além disso, a oficina “Mão na Roda” prestará assistência aos ciclistas que forem ao evento.

As inscrições para o Mobifilm, realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos, podem ser feitas até 15 de julho. Quem quiser se inscrever, pode produzir filmes, que devem ter de 30 segundos até 52 minutos e podem ser documentário ou ficção, ou inscrever peças já divulgadas – não há necessidade de serem inéditas.

Acesse o site do  1º Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança Viária – Mobifilm para saber mais.