Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 21 de junho de 2016

“Guia para o habitante das cidades”, de Brecht, inspira série de debates em São Paulo

por

“Separe-se de seus amigos na estação./De manhã, vá à cidade, com o casaco fechado./Procure um quarto e quando o seu amigo bater:/Não abra, ah, não abra a porta./Antes, Apague os rastros!”. É assim, de maneira soturna, que o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, lança suas impressões sobre a cidade de Hamburgo, às vésperas da crise de 1929, em seu ciclo de poemas Guia para o habitante das cidades, que fazem um retrato da cidade contemporânea em plena formação na Europa do século passado, logo antes da ascensão do nazismo.

A partir deste ciclo, a Fundação Rosa Luxemburgo, o DASP – Deutschsprachige Alumni São Paulo e o Departamento de Letras Modernas FFLCH-USP irão realizar, entre 23 e 24/6, uma série de debates sobre o modelo de vida nas cidades, batizado de “Espaço urbano em tempos de urgência” que terá transmissão ao vivo da Rádio Popular

“Com o pretexto de comentar o conteúdo dos poemas, foram convidadas pessoas de saberes diferentes que contribuem, militam e pesquisam a respeito de temas que aparecem na ordem do dia. Por exemplo, as dinâmicas de produção do espaço urbano, as relações entre o considerado formal e informal, políticas de higienização social, os movimentos de resistência, entre outros temas”, afirmam os organizadores.

No primeiro dia de debates, às 19h30, a poeta Ana Rüsche irá mediar uma discussão entre Iumna Simon, crítica literária, Pedro Arantes, arquiteto e urbanista, Sabrina Duran, jornalista na área de urbanismo. No dia seguinte, no mesmo horário, Gustavo Assano irá conduzir uma conversa entre Carol Vigliar, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Tercio Redondo, tradutor e professor de literatura alemã e Vera Telles, professora de sociologia.

O evento é acessível, gratuito e aberto e acontecerá no Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo, que fica na Rua Ferreira de Araújo, 36, em Pinheiros, na capital paulistana. Acesse o evento do Espaço urbano em tempos de urgência no Facebook para saber mais.

(A imagem que ilustra essa matéria é de Ana Guzzo, via Flickr/Creative Commons)

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×