Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de julho de 2016

Exposição “Apagamentos” quer reativar a cidade como espaço de memória e encontro

por

“A modificação do tecido urbano altera o modo de vida das pessoas. Com a velocidade com que essas transformações ocorrem, não é dado tempo às pessoas de absorverem essas mudanças e isso cria um distanciamento entre elas e os lugares em que vivem”, acredita o artista Thiago Navas, que, de 16/7 à 25/9 irá exibir, na CAIXA Cultural São Paulo, a exposição Apagamentos.

Thiago Navas é artista visual. Reside e trabalha em São Paulo. Tem questões vinculadas com história, urbanismo e memória coletiva das cidades como eixos de interesse em seu trabalho.

A mostra é constituída de desenhos da série Apagamentos /Encobrimentos, na qual Navas realiza trabalhos gráficos sobre fotos antigas da cidade, para criar reaproximações entre sujeitos e a cidade, assim como resgatar memórias de espaços e fortalecer e valorizar o patrimônio histórico da cidade.

Para o curador Paulo Gallina, “Thiago Navas deixa um rastro forjado com apagamentos e encobrimentos. A apropriação fotográfica torna-se uma ferramenta de aproximação dos indivíduos à obra e à cidade, a um só tempo perdidas no passado e em imagens agora trabalhadas pelo artista”.

Além da exposição dos desenhos e da construção de um painel fotográfico coletivo com os visitantes, serão realizadas trilhas educativas com crianças de escolas públicas da cidade (26/7, 23/8 e 20/9).  Para os adultos e demais crianças, a Hey Sampa que co-organiza a mostra, irá conduzir duas caminhadas roteirizadas pelas obras que Navas fez sobre o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, feito por Militão Augusto de Azevedo entre 1862 e 1887. Os passeios irão acontecer em 27/8 e 7/9. Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para [email protected]

Saiba mais no site da CAIXA Cultural São Paulo e confirme sua presença pelo evento do Facebook da Apagamentos.

Serviço: Exposição “Apagamentos”

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Abertura e visita guiada: dia 16 de julho de 2016, (sábado), às 11 horas
Visitação: de 16 de julho a 25 de setembro de 2016 (de terça-feira a domingo)
Horário: 9h às 19h
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: livre
Entrada franca e acesso para pessoas com deficiência

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×