Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 19 de julho de 2016

No Cariri (CE), livro e documentário retratam infâncias sertanejas

por

A infância vivida no Cariri, no sul do Ceará, é tema de duas obras que serão lançadas nos próximos dias na região. Tratam-se do livro Terra de Cabinha – pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão e do documentário Meninos e Reis – sobre infância e reisado; um rito de passagem.

O livro Terra de Cabinha, lançado em julho pela Editora Peirópolis, compila histórias, tradições, encantarias e brincadeiras das crianças que vivem neste sertão verde em meio ao semiárido brasileiro, onde são chamadas de cabra da peste, caba ou cabinha. É lá que menino vira rei, caça jumento e foge da Caboclinha, uma caipora das matas. Escrito pela jornalista Gabriela Romeu, a obra conta com fotos de Samuel Macedo e ilustrações de Sandra Jávera.

 

Já o documentário Meninos e Reis, que foi lançado durante o festival Ciranda de Filmes, retrata os reisados do Cariri a partir dos olhos das crianças que vivem cotidianamente essa manifestação popular.

As obras – livro e documentário – serão lançadas em conjunto, em três cidades do Cariri, em eventos promovidos pelo Projeto Infâncias. Na próxima quinta-feira, 21/7, a exibição do filme, seguida por uma roda de conversa, acontecerá em Juazeiro do Norte, a partir das 18h, no Sesc Juazeiro. No dia seguinte, 22/7, é a vez da cidade do Crato receber o evento, que acontece a partir das 10h na Escola Violeta Arraes. Já no sábado, 23/7, a Fundação Casa Grande promove o lançamento a partir das 18h, no município de Nova Olinda.

 

(A foto que abre esta matéria é de autoria de Otávio Nogueira/via Flickr Creative Commons)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×